Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO - RO - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo transmitido pela Rádio Caiari, 103,1, recebeu nesta quarta-feira (30) o comandante da PM/RO, Coronel Braguim, que falou sobre as principais questões relacionadas à segurança pública na capital e interior de Rondônia.
Policial militar de carreira, Braguim ingressou na PM de Rondônia no curso de formação de soldados do ano de 2002, após alguns anos, Braguim passou no concurso de oficial no ano de 2005.
De lá para cá atuou em diversas cidades rondonienses, até assumir em 2018 a extinta Companhia de Operações Especiais – COE, onde logo em seguida foi para a Casa Militar do Governo do Estado.
Adepto a introdução da tecnologia no avanço do combate a criminalidade, o comandante da PM/RO falou sobre as implementações tecnológicas no trabalho da polícia e a necessidade de sempre estar buscando meios de ampliar o efetivo.
“A gente tem a necessidade de avançar com o aumento do efetivo, mas nesse momento insistimos na questão do avanço tecnológico. Com a vigilância monitorada e o acionamento que pode ser feito no próprio totem de segurança pública, o cidadão pode acionar a polícia, pois onde a polícia se faz presente não há enfrentamento”, relatou o Coronel Braguim.
Questionado se na condição de cidadão ele se sente seguro, o coronel afirmou que à paisana, onde ele passa se sente seguro, porém tomando as precauções necessárias à realidade de hoje.
“Eu como cidadão me sinto seguro com o devido cuidado, então eu evito os locais que eu vejo que podem estar distantes do policiamento, locais onde há pessoas que possam ter envolvimento com o crime, então por onde eu passo eu me sinto seguro. Me sinto bem em Porto Velho, satisfeito? Não!”, falou o Coronel Braguim.
Em relação a votação da descriminalização da maconha no Supremo Tribunal Federal – STF, o comandante da PM em Rondônia afirmou ser totalmente contra essa pauta, que de acordo com ele, terá impactos negativos na segurança pública.
“Sou contra! o policial se depara com um segmento social fragilizado em função do viciado em droga, então a gente entende que é um excesso de liberalismo, já sofremos os impactos de grande parte dos infratores serem usuários de drogas, é um dano à sociedade”, disse o Coronel Braguim.
Sobre os problemas vivenciados na região do condomínio popular Orgulho do Madeira, o comandante da PM/RO foi enfático ao afirmar que “O local está com atenção da Polícia Militar e um combate cada vez mais eficaz será feito no local”.
Outra pauta polemica é a prática do “bico” ( bico é o serviço paralelo, um trabalho ou atividade extrafuncional, exercido pelos policiais militares), que de acordo com o Coronel Braguim é ilegal e deve ser denunciado: “O bico é uma condição irregular do policial militar, muitas vezes nós entendemos que o policial garante uma maior segurança ao comerciante, mas como não é previsto em Lei cabe fazermos a fiscalização”.
Ao final do programa o apresentador registrou a satisfação dos ouvintes, cumprimentando o comandante pela sua trajetória de soldado a primeiro homem na hierarquia da corporação rondoniense.
CONFIRA A ENTREVISTA: