Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1, de sexta-feira, (08), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o Representante da CNI no instituto Amazônia +21, e também presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, Marcelo Thomé, que falou sobre um dos recursos mais rentáveis e valorosos para a natureza, o crédito de carbono, presente na agenda mundial do Meio Ambiente.
De acordo com Thomé, se o Brasil reduzir o desmatamento ilegal conseguirá gerar milhões de dólares em crédito de carbono. “Você faz um inventário da sua floresta, dimensiona quanto tem de estoque de carbono, e existem as entidades verificadoras internacionais homologadas pela ONU, que dão suporte, dimensionam e orientaram os signatários.
Segundo Thomé, essas entidades checam os projetos recebidos e isso vai gerar tantas toneladas de crédito de carbono que se transforam em título e o produtor pode vender.
Na opinião do dirigente, um problema encontrado ainda em Rondônia, é o desconhecimento dos produtores na busca desses créditos de carbono, motivo pelo qual a FIERO através do instituto Amazônia +21 vem realizando uma espécie de força tarefa para despertar a consciência geral no estado sobre esses benefícios decorrentes da agenda mundial.
“Precisamos trazer o pequeno produtor rural para a nossa agenda e rastrear o gado. Ou nos organizamos em toda a Amazônia, ou teremos dificuldades em exportar a nossa produção. É preciso incluir a população na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e a construção de uma economia verde", deixou claro.
Essa pauta, segundo ele, vem sendo aderida pelo Governo de Rondônia, que já vem tratando o crédito de carbono como prioridade, o que de acordo com Marcelo Thomé, é uma medida preventiva para garantir a boa produção rural e lucratividade no Estado.
“Todo mundo precisa descarbonizar sua produção e é exatamente isso que a gente vem fazendo através da FIERO e do Amazônia + 21. E quem ficar de fora dessa, vai pagar uma taxa de juros mais alta e não vai vender sua para quem paga melhor, porque tem regras proibitivas para quem não se adequar”, enfatizou.
Conhecedor profundo das questões relacionadas ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thomé é nome nacional na condição de partícipe das discussões maiúsculas do assunto no mundo.
O assunto, embora cinzento para a maioria dos ouvintes e internautas, despertou curiosidade e garantiu um fantástico índice de audiência e o convidado prometeu voltar em outras oportunidades, para tirar dúvidas dos ouvintes que ainda ficaram pendentes, embora a programação seja de uma hora. O assunto rendeu!