Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
Uma pesquisa recente aponta que 28,5% dos adolescentes entre 13 e 15 anos já iniciaram suas vidas sexuais, ao mesmo tempo em que caiu 22,3% o uso de preservativo durante o sexo entre o mesmo grupo.
O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação.
Os dados são preocupantes, uma vez que o sexo sem uso de preservativos, além de poder ocasionar uma gravidez indesejada, também traz riscos de exposição a infecções s3xualmente transmissíveis.
Em entrevista à Revista Galileu, o médico urologista Daniel Suslik aponta como um dos motivos da queda do uso da camisinha um “medo” menor do HIV.
“A geração da década de 1980 se acostumou de forma rápida ao uso do preservativo por conta do medo do HIV, que era uma doença praticamente sem opção de tratamento e que levava à morte rapidamente. Fomos pautados pelo medo.
Mas hoje o HIV é visto como uma doença crônica e muitos adolescentes nem o conhecem ou não se preocupam com ele. Por isso não dão importância para a proteção da relação s3xual”, disse Iniciação sexual
A PeNSE 2019 indicou que 35,4% dos estudantes de 13 a 17 anos já tiveram relação sexual alguma vez na vida.
A análise por sexo mostrou que 39,9% dos meninos dessa faixa etária já tiveram relação sexual ao menos uma vez, enquanto entre as meninas esse percentual foi de 31,0%.
A primeira vez 36,6% dos adolescentes que já tiveram alguma relação sexual tinham 13 anos ou menos de idade na sua primeira experiência sexual.
A pesquisa apontou, ainda, que, nessa faixa de idade (13 anos ou menos), os mais precoces foram os meninos (44,7%) e os estudantes da rede pública (37,4%).