Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
BRASIL -Por causa de um fortalecimento da onde de calor que atinge o Brasil nesta semana, a capital paulista pode registrar recorde histórico de temperatura máxima neste domingo (24), de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).
A última máxima histórica registrada foi em 17 de outubro de 2014, quando os termômetros marcaram 37,8ºC, o atual recorde absoluto.
Neste sábado (23), a cidade de São Paulo registrou recorde de temperatura máxima no ano de 2023. Os termômetros marcaram 34,8ºC às 16h, mais do que os 34,7ºC anotados na sexta (22). Foi a quarta quebra em um intervalo de apenas dez dias na cidade. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O CGE prevê que a capital tenha temperaturas na casa dos 36ºC neste domingo. Já o Inmet calcula que a máxima alcance os 37ºC. O Climatempo, por sua vez, aposta na possibilidade de a cidade registrar 38ºC.
Outras cidades do estado também podem bater recorde de temperatura máxima, como é o caso de Araçatuba, que em 12 de setembro registrou 37,4ºC e pode chegar aos 41ºC neste domingo.
Segundo Franco Nadal Villela, meteorologista no Inmet, há 30% de risco de desse recorde ser batido durante neste domingo.
Isso ocorre, segundo o especialista, por causa de uma anomalia global da temperatura dos oceanos, que esquentaram muito durante este ano, aliada a um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias.
"No começo do ano estávamos sob o fenômeno La Niña, que era o esfriamento das águas do Pacífico, e agora estamos sob o evento de El Niño, que é o esquentamento das águas. Isso tudo é uma sobreposição de efeitos em várias escalas", explica Villela.
De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo, por causa do fenomêno El Niño, a atmosfera fica mais quente e os bloqueios ganham força, enquanto o ar seco ganha mais intensidade ainda. "Por isso, as ondas de calor ficam mais intensas."
O Inmet ampliou o alerta vermelho — de grande perigo — para 11 estados e o Distrito Federal na sexta-feira (22). Na área vermelha sinalizada pelo Inmet, as temperaturas alcançarão picos 5°C acima da média por um período superior a cinco dias.
Esse risco é maior na região central do país, incluindo todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, além de áreas da Bahia, do Maranhão, Pará e Paraná.
• Domingo (24): mínima de 21ºC e máxima de 36ºC;
• Segunda-feira (25): mínima de 21ºC e máxima de 32ºC;
• Terça-feira (26): mínima de 19ºC e máxima de 35ºC;
• Quarta-feira (27): mínima de 18ºC e máxima de 34ºC;
• Quinta-feira (28): mínima de 18ºC e máxima de 33ºC;
• Sexta-feira (29): mínima de 25ºC e máxima de 29ºC;
• Sábado (30): mínima de 18ºC e máxima de 34ºC;
• Domingo (1º): mínima de 20ºC e máxima de 26ºC.