Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
BRASIL - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ligar, a partir desta segunda-feira (25), para os segurados que estejam aguardando perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias.
"O INSS somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!", acrescentou o INSS.
O Instituto informou, ainda, que atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia médica para concessão do benefício está em 1,1 milhão de pessoas.
Sendo distribuído em: 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, e 300 mil de outras perícias.
INSS faz mutirão em 16 Estados para diminuir a fila por perícias médicas
Pela central 135, de acordo com o governo federal, é possível fazer inscrição junto à Previdência Social, requerer benefícios, agendar atendimento em uma agência, consultar resultado de perícia médica e data de pagamento de benefício, fazer denúncia anônima, entre outros.
Além disso, acrescentou que o segurado pode conversar com um atendente para obter informações a respeito dos benefícios da Previdência Social.
O horário de atendimento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Mas o atendimento eletrônico ocorre 24h por dia, todos os dias da semana.