Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu na terça-feira (26) o gerente de divisão do departamento de zoonoses de Porto Velho, Edson Neves, para falar sobre as ações do órgão que atua diretamente com os animais do município.
De acordo com Edson Neves, a divisão de zoonoses também trabalha no controle de animais como ratos, pombos, entre outros que transmitem doenças. Quando são notificados de contaminações humanas, eles se deslocam até a região afetada para o extermínio dos transmissores da doença.
“Se a pessoa tiver algum animal, doméstico ou não, que apresente ou indique alguma doença de relevância para a saúde pública ela tem que nos acionar”, falou Edson Neves.
Ainda segundo Edson, a conhecida “carrocinha” do centro de zoonoses foi extinguida por determinação do Ministério da Saúde, que há vários anos impediu a eutanásia de cachorros e gatos sem devida justificativa.
“Precisa tirar verba de algum lugar para fazer um programa desse, quando fazíamos a carrocinha recolhia em média 60 animais por dia em Porto Velho, e na semana eliminávamos os animais que não eram adotados. Historicamente, dos animais que eram recolhidos pela carrocinha apenas três por cento eram adotados”, disse Edson Neves.
O gerente do centro de zoonoses ainda deixou claro que a castração dos animais não é de responsabilidade do órgão, mas sim da secretaria municipal de meio ambiente. Outro ponto destacado por Neves foi o fato de que o centro de zoonoses conseguiu acabar com a raiva em Porto Velho desde 1999.
“A divisão de zoonoses não está para cuidar manter animal, está apenas para cuidar da questão de controle e saúde das pessoas. Só por isso já se justifica e existência da divisão de zoonoses, é importante que a população comparece para vacinar seus animais neste final de semana”, finalizou Edson Neves.
Neste final de semana mais de 106 postos de vacina estarão disponíveis à população para que seus cães e gatos sejam imunizados contra a raiva.