Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Nesta última semana, a 1ª Vara Criminal de Porto Velho, através de uma decisão emitida pela Juíza de Direito, Roberta Cristina Garcia Macedo, absolveu a ex-secretário de obras da capital rondoniense, Mirian Saldanha, de acusações impostas pelo Ministério Público durante a gestão do então prefeito Roberto Sobrinho (PT).
Mirian Saldanha, que chegou a ser presidente do PT em Porto Velho, era considerada a “dama de ferro” da gestão de Roberto Sobrinho, fato ocorrido no ano de 2.012.
À frente da SEMOB, Saldanha foi acusada de ser anuente à diversas irregularidades dentro da secretaria, envolvendo contrações de horas-máquinas, sublocações ilegais, entre outros apontamentos.
Em seu interrogatório, Saldanha garantiu que todas as fiscalizações envolvendo horas-máquinas, entre outras questões de contratos e pagamentos da SEMOB passavam por análise técnica, não sendo uma decisão tomada unilateralmente por ela.
Em seu entendimento após a análise dos fatos, a juíza Roberta Cristina Garcia Macedo, argumenta que “pelos elementos colhidos durante a instrução processual, não se vislumbra a caracterização do dolo específico, indispensável para comprovação da conduta típica”.
A defesa de Mirian Saldanha foi realizada pelo escritório do Dr. Emanuel Neri Piedade.