Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: A demonstração de absoluta coesão entre os poderes, dada com a aprovação do projeto de lei estadual que aumentou o ICMS rondoniense de 17,5% para 21% nesta última semana durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, mostrou a rápida movimentação do Governo para frear a iminente perda de arrecadação por conta da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.
Na projeção do Poder Executivo, com esse reajuste, em um período de três anos haverá um aumento de arrecadação superior a R$ 2,3 bilhões. Recurso que pode trazer enormes benefícios ao cidadão rondoniense, caso bem aplicado.
O reajuste do ICMS é sentido de forma mais significativa na indústria e comércio, onde é necessário um equilíbrio ao preço do produto quando chega ao consumidor final. Esse aumento foi bastante criticado por entidades comerciais de todo o Estado.
Alimentos, gasolina, roupas, e tudo que passa por um processo de industrialização dentro do Estado pagará um pouco mais ao Estado.
Já na conta de luz, ainda é necessário aguardar qual será o posicionamento do Governo em relação à taxação do ICMS na conta de luz, até o momento o que vale é a tabela atual, variando de 17% até 220 kWh para 20% acima de 220 kWh.