• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025

O desafio da mobilidade urbana - por Arquitetas Karen Ferraz e Angelina Ferreira

Esses impactos se dão principalmente porque as cidades não foram planejadas para atender a grande demanda populacional...


Karen e Angelina

Publicada em: 16/10/2023 10:27:21 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Com a migração expressiva dos residentes rurais para os centros urbanos, desde o século passado, a população que agora se torna predominantemente urbana, vem impactando nas condições de mobilidade urbana.

Esses impactos se dão principalmente porque as cidades não foram planejadas para atender a grande demanda populacional, quando se tange a expansão proporcional de infraestrutura de transporte de trânsito.

Nesse contexto, o grande desafio do poder público é proporcionar condições de deslocamento cotidiano que seja seguro, rápido e humanizado para a população, especialmente, a grande massa que residem em bairros periféricos da cidade.

Para que a mobilidade urbana avance positivamente, algumas ações podem ser realizadas, como a implantação de ciclovias, expansão do sistema viário, arborização de ruas, viadutos, tuneis, padronização de calçadas, alargamento de vias, condições de circulação para as pessoas com mobilidade reduzida e qualidade no transporte coletivo, que afinal, este último, é uma excelente estratégia para reduzir o grande volume de transporte individual circulando, ou seja, um serviço de transporte coletivo eficiente pode influenciar na redução do fluxo de automóveis particulares nas vias.

Fonte: http://www.maringa.pr.gov.br/

Por falar nisso, Porto Velho está ganhando duas novas vias importantes, principalmente, para a população da zona norte, A rua Décio Bueno e a avenida Santos Dumont foram planejadas para minimizar os impactos de trânsito que nos horários de pico, naquela região, apresenta congestionamentos. Essas ações impactam na qualidade de vida das pessoas, pois, com a locomoção mais fluida as pessoas ganham tempo para aproveitar e dedicar-se mais a família, lazer, e outras atividades cotidianas.

EMAIL's: karenferrazarq@gmail.com
angelinaferreira.arquiteta@gmail.com


Fale conosco