Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 11 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Uma capital à margem de um dos maiores rios do Brasil, com rota de acesso para todo o planeta e que está com a sua zona portuária fechada há mais de um ano, essa é a atual situação constatada em Porto Velho, Rondônia.
O motivo dessa interdição é a corrosão da chapa da plataforma de embarque e desembarque de passageiros e cargas que seguem nas embarcações que navegam pelo rio Madeira. Uma equipe com mergulhadores de Manaus (AM) foi ao local e constatou que a chapa precisa ser trocada, sem chance de restauração.
Administrada pelo DNIT, a zona portuária de Porto Velho tem imenso potencial econômico e turístico e a sua interdição já foi informada ao Ministério dos Transporte e ao DNIT em Brasília, órgãos responsáveis pela gestão do espaço.
Enquanto isso, os portovelhenses seguem tendo de descer e subir barrancos para ter acesso às embarcações de turismo e viagens, isso além dos estivadores que ainda precisaram carregar e descarregar as cargas que seguem pelo rio à moda antiga, de braço em braço pelos barrancos.
Esse é mais um exemplo de descaso do Governo Federal com a qualidade de vida da população portovelhense, que parece esquecer de necessidades básicas da cidade.