• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de setembro de 2025

“Eu não falo, mas respeito quem quer falar”, diz Dr. Miguel Nenevê

Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Poco recebeu nesta terça-feira 12) o Dr. Miguel Nenevê, poeta e professor em língua portuguesa.


Redação

Publicada em: 12/12/2023 16:17:42 - Atualizado

PORTO VELHO, RO - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Poco recebeu nesta terça-feira 12) o Dr. Miguel Nenevê, poeta e professor em língua portuguesa, que conversou sobre suas experiências e métodos de ensino.

Professor universitário, Dr. Nenevê é autor de mais de uma dezena de livros e a mais de trinta anos atua na vida acadêmica do estado de Rondônia, valorizando a cultura local através de traduções de obras escritas em outras línguas que abordam a Amazônia.

“O primeiro livro que eu fiz aqui em Rondônia falou sobre os olhares da Amazônia. Eu acabei de traduzir um livro sobre a Madeira Mamoré escrita por um americano que veio no início do século passado participar da construção dessa ferrovia”, disse o Dr. Nenevê.

Especializado na etimologia das palavras e na evolução das línguas durante o decorrer civilizatório da história, o Dr. Miguel Nenevê falou sobre as suas impressões sobre as mudanças atuais que buscam inserir o gênero neutro na língua portuguesa.

“Eu uso a palavra todos, porque a língua evoluiu, tem um movimento feminista nos Estados Unidos que vem mudando a linguagem nesse sentido. Eu por exemplo posso falar todos e todas, mas aceito que fala de outra forma. Eu acho que tem gente que prefere falar assim e eu respeito”, finalizou o Dr. Nenevê.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: 



Fale conosco