• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho e Ifro lançam o projeto para a melhor idade

No primeiro momento, os idosos já contaram com a aula inaugural...


SMC

Publicada em: 29/05/2024 18:53:17 - Atualizado

Foto: Assessoria/SMC

PORTO VELHO, RO: O Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), lançaram na manhã desta quarta-feira (29) o projeto “Inclusão Digital_CCI/PVH”.

O evento contou com a apresentação do grupo de Carimbó do CCI. Os pronunciamentos foram do secretário municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Álvaro Mendonça, da gerente do CCI, Rosania Vieira, da diretora de Extensão do Ifro, Monnike Yasmin Vale, da coordenadora de Formação Inicial e Continuada do Ifro, Paola Mundim, seguido de coffee break e a aula inaugural sob orientação do professor Rogério Barreto, do Ifro.

O curso terá a duração de 60 horas, iniciando no mês de maio com previsão de término no mês de julho. Será realizado todas às quartas-feiras, das 9h30 às 12h. O curso terá duas disciplinas: Informática Básica e Uso de Dispositivos Móveis. O curso dará direito ao certificado do Ifro e, para isso, os alunos deverão obter nota 6 (seis) nos trabalhos de avaliação, e ter no mínimo 70% de frequência.

A gerente do CCI agradeceu a presença de todos e destacou que o aprender todos os dias, além de ser uma conquista, é um desafio. “E foi pensando nesses desafios, observando durante os trabalhos, que pensei nesse projeto da inclusão digital aos idosos, para que os idosos possam ter esse conhecimento e possam participar de forma interativa no mundo digital”, disse.

O secretário afirmou que a Semasf está comprometida em fazer aquilo que for de bom e melhor para o CCI. “Apesar das limitações impostas pelas circunstâncias, pela burocracia que exige o serviço público, o principal se tem, que é a vontade de fazer, de atender, de trazer os serviços. Temos a satisfação de receber como retorno, essa vontade de vocês, que nessa altura da vida, estão firmes e empolgados na busca do conhecimento. Isso é gratificante”, afirmou.

O projeto justifica que a tecnologia ajuda os idosos a se manterem mentalmente ativos, permitindo que eles fujam da solidão, oferecendo atividades simples que podem gerar uma sensação de bem-estar, como conversar com outras pessoas, ler, jogar, se manter informado, pedir um transporte por aplicativo e saber manusear banco digital. Destaca-se que a inclusão digital para os idosos é essencial para promover uma vida mais conectada, informada, independente e ativa.

O CCI de Porto Velho está localizado à avenida Amazonas, nº 6888, bairro Tiradentes, e o telefone para contato é: (69) 3901-3388.


Fale conosco