• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de julho de 2024

Prova de vida por reconhecimento facial moderniza serviços prestados aos beneficiários do Iperon

A prova de vida é um requisito anual obrigatório, realizado no mês de aniversário do beneficiário...


Secom RO

Publicada em: 20/06/2024 17:23:19 - Atualizado

Foto: Secom RO

RONDÔNIA: Com o objetivo de modernizar e agilizar os serviços prestados aos beneficiários, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) implementou, desde o dia 12 de junho, uma nova opção para a prova de vida, utilizando reconhecimento facial. A introdução da nova modalidade ocorre pela plataforma gov.br, e reflete o compromisso da instituição em adaptar-se às novas tecnologias, melhorando a eficiência do sistema previdenciário estadual. Com isso, espera-se reduzir custos operacionais e proporcionar uma experiência mais acessível aos beneficiários, facilitando o cumprimento das obrigações previdenciárias.

Aposentados e pensionistas podem realizar o procedimento de forma simplificada e segura, em conjunto com os métodos anteriores, como o uso do WhatsApp ou autenticação em cartórios. A prova de vida é um requisito anual obrigatório, realizado no mês de aniversário do beneficiário ou conforme solicitado pelo Iperon, essencial para prevenir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios previdenciários conforme legislação estadual.

MODERNIZAÇÃO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a utilização do reconhecimento facial para a prova de vida representa uma modernização dos serviços públicos em Rondônia com iniciativas que promovem a eficiência administrativa e ofereçam mais comodidade aos cidadãos, especialmente aos aposentados e pensionistas.

INOVAÇÃO E SEGURANÇA

Segundo o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, a implementação do reconhecimento facial, por meio da gov.br, é um registro histórico á instituição, evidenciando assim, o compromisso com a inovação e segurança de dados dos beneficiários. “A medida visa simplificar um processo burocrático, tornando-o mais acessível e transparente para todos os envolvidos”, pontuou.

A introdução do reconhecimento facial para a prova de vida pelo Iperon, além de simplificar os procedimentos para aposentados e pensionistas, fortalece, ainda, a segurança contra fraudes. Essa modalidade de prova de vida impulsiona o engajamento em oferecer um atendimento eficiente, alinhado às expectativas da população previdenciária.


Fale conosco