Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Até o momento, o estado de Rondônia lidera o número de prisões em decorrência de incêndios florestais em todo o Brasil no ano de 2024, isso de acordo com um levantamento realizado entre as secretarias de segurança pública no país veiculadas no jornal Metrópoles.
De acordo com os dados, o estado de Rondônia registrou 42 casos de prisões ou detenções por incêndio florestal em 2024, o segundo lugar fica com o estado de Goiás com 29 prisões, seguidos por São Paulo (22), Mato Grosso (17) e Minas Gerais (11).
Segundo a Policia Militar de Rondônia, entre essas ocorrências, os casos mais comuns são de incêndios criminosos dentro de unidades de conservação, onde algumas pessoas incendeiam a vegetação para plantar capim e desenvolver atividade de pecuária, sendo em alguns casos, um meio de conseguir a posse do terreno.
Porém, as prisões não duram muito tempo, na maioria dos casos, o acusado é levado para a delegacia e liberado em seguida, ou tem a prisão relaxada na audiência de custódia. Os crimes ambientais vêm custando caro ao estado de Rondônia que amarga uma das piores crises ambientais de sua história.