Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Na Semana Nacional do Trânsito (SNT), que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensifica as campanhas educativas para prevenir sinistros causados por falha humana. Com ações em escolas e empresas, e campanhas como “Álcool X Direção” e “Vai de Boa”, voluntários da Escola Pública de Trânsito (EPTran) executaram diversas operações em todo o estado. As ações são realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
AÇÕES LÚDICO-PEDAGÓGICAS
Com palestras lúdicas, utilizando bonecos, teatro e jogos educativos, os educadores de trânsito realizam atividades em escolas públicas e privadas, para alunos da educação infantil ao ensino médio. As mensagens abordam comportamentos seguros no trânsito.
Durante as abordagens, os motoristas foram alertados sobre os efeitos do álcool no organismo, como a lentidão nos reflexos, perda da coordenação motora e o aumento no tempo de reação em situações de risco.
Além disso, a importância de adotar a cultura do “motorista da vez” foi amplamente discutida, incentivando os grupos a designarem alguém sóbrio para dirigir após momentos de lazer.
ÁLCOOL X DIREÇÃO
Com foco na defesa da vida, a campanha “Álcool X Direção” busca conscientizar os condutores acerca da relevância de não dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas. Através de paradas educativas e visitas a bares e pontos de festa, a campanha sensibiliza o público sobre os riscos de misturar bebida e direção, incentivando o uso de transporte alternativo, como motoristas de aplicativos, taxistas ou um “motorista camarada”, que se refere a passar a direção para um amigo que não tenha ingerido álcool. O tema da campanha é “A chave para chegar bem é passar a chave para quem não bebeu”. “Bafômetros descartáveis” são entregues durante as ações.
“VAI DE BOA”
A campanha objetiva alertar os motoristas sobre o ato de conduzir veículos dentro da velocidade permitida na via. Dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO (Corenaest) apontam que, em 2023, mais de 12 mil acidentes com vítimas foram registrados no estado, tendo como fator preponderante, o excesso de velocidade e a falta de atenção, ou seja, são fatores humanos.
Abordada em uma parada educativa, a motorista Natália Cristina, de 26 anos, compartilhou sua experiência. “Fui abordada por uma servidora da Educação de Trânsito, que me orientou muito bem. Também foi mostrado um vídeo de um acidente que me chocou profundamente. Agora, vou dirigir com muito mais atenção”, relatou Natália, ressaltando a importância da conscientização proporcionada pela campanha.
O diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, evidenciou que, com iniciativas como essa, o Detran-RO e o BPTran seguem na missão em reduzir sinistros e preservar vidas, promovendo dessa forma, um trânsito mais seguro para todos. Afinal, a “paz no trânsito começa por você!”.