Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Neste sábado (5), é comemorado no Brasil, o Dia do Empreendedor. A data é celebrada em Rondônia com um ambiente cada vez mais favorável para os negócios, com ações do governo do estado como a simplificação da abertura de empresas e impulsionamento da formalização; apoio com crédito para investimentos, e a visibilidade dos produtos rondonienses à conquista de consumidores no mercado local e global.
O governador Marcos Rocha ressaltou que, a reputação de Rondônia de ser um estado de oportunidades vem se consolidando com as políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. ‘‘Rondônia é um estado que acolhe todos aqueles que querem aproveitar as oportunidades para empreender, e as ações e serviços do governo mostram o engajamento com a prosperidade dos negócios.’’
Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, o estado dá todas as condições para o crescimento das empresas, guiado pelo princípio do desenvolvimento sustentável. ‘‘Temos trabalhado com políticas que atraiam investimentos, mostrando o diferencial do estado como ambiente de negócios. Os rankings que medem os resultados de desenvolvimento econômico dos estados brasileiros mostram Rondônia em evidência.’’
A evolução do empreendedorismo reflete o esforço conjunto das secretarias do governo de Rondônia e parceiros, para impulsionar o progresso do estado.
De 2019 até agosto de 2024, foram abertas 136.872 novas empresas no estado, gerando empregos e renda
PERFIL DO ESTADO
Rondônia é um estado com perfil empreendedor e com as condições favoráveis para os negócios, alcançou a marca de 18.580 empresas abertas de janeiro a agosto de 2024, conforme balanço da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). O crescimento é de 2,28% em relação aos oito primeiros meses do ano passado.
De 2019 até agosto de 2024, foram abertas 136.872 novas empresas, gerando emprego e renda, com uma velocidade de crescimento econômico que impressiona e reflete na melhoria da qualidade de vida da população. O estado tem a menor taxa de desemprego do Brasil.
Rondônia se destaca em setores promissores, como a produção de alimentos, sendo referência nas cadeias produtivas do Tambaqui, café e cacau, com reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi); tem um potencial turístico, especialmente para o segmento de pesca, aventura, ambiental e histórico; e possui uma significativa riqueza em recursos minerais para mineração sustentável, como estanho, nióbio, ouro, calcário e pedras preciosas.
Neste viés, oferece oportunidades em segmentos como energias renováveis; bioeconomia; floresta plantada; biotecnologia; e ainda contempla setores como transportes e logística; mobiliário e construção civil, navegação e logística; atacado; varejo; combustíveis, entre outros.
O estado funciona como um corredor comercial estratégico no coração da Amazônia, tendo um hub logístico atrativo, sendo elo entre os demais estados do Norte, e fronteira comercial com países andinos. Esse conjunto de fatores ajudam Rondônia a se projetar como polo de negócios no país.