Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 13 de dezembro de 2024
RONDÔNIA: Visando a implantação de uma fábrica, do programa “Dignidade Menstrual”, de confecção de absorventes e fraldas descartáveis, servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participaram do “Workshop – Um Ciclo de Respeito”, entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro, em Brasília.
A convite do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), O governo de Rondônia participou ativamente do encontro, com o objetivo de adquirir conhecimento e iniciar a fabricação de itens de higiene feminina, infantil e geriátrica, na unidade prisional Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda), em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação é uma oportunidade de inserir mais internos do sistema penal em atividades laborais, buscando diminuir a ociosidade dentro das unidades e qualificar a mão de obra reintegrada, visando uma plena reinserção a sociedade no pós cumprimento da pena.
CAPACITAÇÃO
O gerente de reinserção social, Fábio Recalde, está participando do evento juntamente à coordenadora de projetos, Flávia Lianny Silva, e informou que, no evento serão compartilhadas informações pertinentes ao tema, incluindo as considerações de estados que já desenvolvem a fabricação dos absorventes e fraldas, para otimização e, apresentação de erros cometidos, evitando que ocorram nas novas fábricas.
Durante o evento foram apresentados dados e resultados da fabricação em outros estados
INVESTIMENTO E TRABALHO
Para iniciar as fabricações dos itens, o MJSP doou à Sejus máquinas que contabilizam o valor de R$ 99.712,04 (noventa e nove mil, setecentos e doze reais e quatro centavos), para a compra), e o Fundo a Fundo da Senappen, o valor de R$ 33.941,00 (trinta e três mil, novecentos e quarenta e um reais) na compra de insumos.
A destinação dos itens confeccionados será direcionada a entidades sem fins lucrativos e comunidades em situação de vulnerabilidade econômica.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, as vagas serão destinadas a reintegrandos da comunidade LGBTQIAPN+, “a meta é intensificar a frente da reinserção social por meio do trabalho dentro das unidades prisionais, inserindo este grupo a integrar atividades com que mais se identificam e têm facilidade de desenvolver”, finalizou.
A programação foi organizada da seguinte forma:
* Abertura – 28 de outubro;
* Metodologia, Desenvolvimento do Projeto – 29 e 30 de outubro;
*Análise de Resultados e Discussão – 31 de outubro; e
*Discussão e Encerramento – 1° de novembro.