Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 4 de janeiro de 2025
BRASIL: O ano de 2025 promete vir forte no quesito concursos públicos. Certames que irão realizar provas entre fevereiro e março estão com inscrições abertas desde dezembro passado e outros já foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As inscrições para alguns dos concursos terminam nos próximos dias (veja a lista abaixo). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por exemplo, oferece 350 vagas de analista administrativo e analista ambiental, e as inscrições terminam nesta sexta, dia 3 de janeiro, às 18h.
Entre os concursos, há vagas para técnicos, assistentes, pesquisadores, analistas de vários setores, como administrativo e judiciário, e ainda para médicos, engenheiros e outras profissões.
A recomendação é olhar o edital, buscar referências e provas anteriores para ver os tópicos que têm maior peso na prova e usar bem o tempo para planejar os estudos, segundo Marcos Brito, diretor pedagógico da Degrau Cultural, empresa que prepara candidatos.
"Sempre tem que direcionar o maior tempo que tiver para as matérias que têm um grande volume no certame", diz. "Muitas das vezes o candidato acaba indo pela matéria que tem mais aptidão e esquece que o grande peso do concurso está em outra matéria."
O professor Francisco Antônio Coelho Júnior, do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), acrescenta é preciso verificar o perfil do cargo, para evitar a frustração de estar em um trabalho com o qual não se identifica.
Os dois especialistas aconselham a não desanimar se a aprovação não vier. "Concurso a gente faz até passar", afirma Brito.
Mais abaixo, listamos dicas para como se preparar para os concursos.
A seguir, confira a lista dos concursos com editais publicados para 2025.
As vagas irão preencher os cargos de analista administrativo e analista ambiental em todas as regiões do Brasil, sendo a maioria delas na sede do ICMBio em Brasília. Um dos requisitos para ocupar as funções é ter diploma de ensino superior ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação.
O processo seletivo é dividido entre duas provas objetivas, uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos, bem como uma terceira prova discursiva. Os exames devem ser realizados em 23 de fevereiro.
Confira o edital.
O concurso preencherá cargos nas áreas de analista ambiental, antropologia, arqueologia, arquitetura e urbanismo, educação patrimonial e geoprocessamento. O processo seletivo consistirá em duas etapas: prova objetiva e avaliação de títulos. A prova objetiva será realizada em 23 de fevereiro de 2025.
Além do salário, os profissionais contratados receberão R$ 1.000 de auxílio-alimentação, R$ 484,90 de assistência pré-escolar e auxílio transporte.
Confira o edital.
O concurso oferece vagas para pesquisador, analista, técnico e assistente. Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos aos cargos de pesquisadores terão que apresentar um projeto de pesquisa e passar por uma avaliação de títulos, enquanto os técnicos têm prova prática.
Entre os benefícios concedidos pela Embrapa estão assistência médica, auxílio alimentação/refeição, auxílio pré-escola e auxílio para filhos com deficiência mental. Há também adicional por tempo de serviço após cinco anos de trabalho na empresa, que pode aumentar até sete anos.
A aplicação das provas objetiva e discursiva está marcada para 23 de março, mas a data pode sofrer alterações.
Confira o edital.
O MPS oferece vagas de perito médico federal. O candidato precisa ter diploma de medicina e registro no Conselho Regional de Medicina. Há vagas disponíveis em todos os estados do Brasil.
O concurso consiste em três fases, sendo as duas primeiras provas objetivas e a última avaliação de títulos. A aplicação das provas objetivas deve ocorrer no dia 16 de fevereiro.
Confira o edital.
O candidato poderá realizar sua inscrição pelo Cebraspe, que está executando o concurso. As vagas são para analista judiciário de diversas áreas, como engenharia, estatística, história, medicina, serviço social, tecnologia da informação. Há vaga para técnico na área administrativa e com especialidade de agente da polícia judicial. Os locais de trabalho dos cargos disputados são Tocantins e Brasília.
Além de preencher as nove vagas, o certame servirá também para cadastro reserva. As provas objetiva e discursiva estão previstas para o dia 16 de março de 2025. Quem se candidatar para o cargo de agente da polícia judicial terá também um teste de aptidão física.
Confira o edital.
As vagas estão distribuídas entre a área médica, assistencial e administrativa, cada uma com edital próprio. Os 545 selecionados irão para vagas imediatas e cadastro reserva para os 45 hospitais da rede e a administração central.
Na área médica, são 198 vagas e é preciso ter o diploma de Medicina; na área administrativa são 17 vagas de nível médio/técnico ou que requerem ensino superior. Já a área assistencial conta com 330 vagas de nível médio/técnico e superior.
Confira os editais.
O concurso abre oportunidades para trabalhar nos cargos de analista judiciário e técnico judiciário. As provas serão aplicadas nas cidades paulistas de Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, com previsão para o dia 30 de março.
Além da prova objetiva e discursiva, os candidatos a vagas de técnico judiciário com especialidade agente da polícia judicial enfrentarão o teste de aptidão física.
Confira o edital.
As vagas se destinam ao nível de ensino médio e superior e tem benefícios como auxílio alimentação, auxílio-creche, auxílio ao filho com deficiência, vale-cultura, acréscimo na licença maternidade ou paternidade. Os aprovados precisarão trabalhar em Recife (PE) ou Goiânia (GO)
Na primeira fase do concurso, os candidatos irão responder uma prova objetiva e, na segunda, participar da avaliação de títulos se estiverem concorrendo a um cargo que precise de ensino superior. A prova objetiva será realizada em Recife e deve ocorrer em 16 de março.
Confira o edital.
Francisco Antônio Coelho Júnior, da UnB, destaca que o concurseiro precisa analisar o edital e verificar o perfil do cargo — Foto: Getty Images via BBC
Para 2025, há concursos autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mas que ainda não têm edital disponível. O prazo para divulgação do edital é de até seis meses após a publicação da portaria.
Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
O lançamento do edital do concurso da CNEN está previsto para janeiro. A Comissão tem unidades técnico-científicas (UTC) no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Recife, em Belo Horizonte, em Goiânia e em Poço de Caldas.
Há cargos de analista em ciência e tecnologia, pesquisador, tecnologista e técnico (a única posição que não requer ensino superior).
Agência Espacial Brasileira (AEB)
A AEB definiu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como banca organizadora do concurso. O edital deve ser publicado até 8 de fevereiro de 2025.
Todas as vagas terão como requisito ensino superior, sendo 15 para analista em ciência e tecnologia e 15 para tecnologista.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Os aprovados no concurso irão preencher o quadro pessoal de pesquisador e tecnologista do MCTI. Sete serão destinados a cargos para o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP); 19 para o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA); e 29 para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
A portaria autorizou o provimento de 75 vagas para analista técnico da Susep. A autarquia escolheu o Cebraspe para a realização do concurso, e o edital do certame deve ser divulgado até o início de fevereiro de 2025.
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
O concurso irá oferecer oportunidades para o cargo de pesquisador. A Fundaj está há 18 anos sem concurso público.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
330 das vagas abertas serão destinadas ao cargo de analista ambiental e 130 a analista administrativo. O Cebraspe já foi contratado para a realização do concurso.
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
As dez vagas estão distribuídas entre os cargos de analista em ciência e tecnologia, tecnologista e pesquisador. Todas requerem nível superior.
Fundação Biblioteca Nacional (FDN)
A autorização prevê 11 vagas para técnico em administração e 3 para analista em administração.
Comando da Marinha
O certame seleciona um juiz do Tribunal Marítimo.
Ministério da Saúde
A portaria destina 94 vagas para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia; 84 para o Instituto Nacional do Câncer (INCA); 75 para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC); 38 para o Instituto Evandro Chagas (IEC); e 28 para o Centro Nacional de Primatas (CENP).
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
O Ibram abriu 13 vagas para analista e 15 para técnico em assuntos culturais. Ambos cargos precisam de ensino superior.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR)
Todas as vagas abertas para o MIDR são para engenheiros.
Polícia Federal (PF)
Entre as vagas autorizadas pela portaria, estão agente administrativo (100), médico (35), assistente social (13), técnico em assuntos educacionais (10), contador (9), psicólogo (6), administrador (6), estatístico (4), contador (3), enfermeiro (3), técnico em comunicação social (3) farmacêutico (2), nutricionista (1). Desses, apenas o agente administrativo não requer ensino de nível superior.
O edital deve ser publicado no portal oficial da Polícia Federal e do Governo Federal.
Instituto Benjamin Constant (IBC)
A portaria autoriza a disponibilização de 13 vagas para professor de ensino básico, técnico e tecnológico e uma vaga de analista de tecnologia da informação, além de uma vaga de técnico de tecnologia da informação, que não requer escolaridade com nível superior.
Ministério da Fazenda
As vagas estão distribuídas entre os cargos de nível superior: duas para arquitetos, três para engenheiro e 25 para contador.
Ministério Público da União (MPU)
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) informou que o edital de abertura das inscrições deve ser publicado no primeiro semestre de 2025. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora.
O certame irá selecionar profissionais para vaga de analista e técnico em qualquer dos quatro ramos do MPU: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Ministério Público Militar (MPM).