Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de janeiro de 2025
RONDÔNIA: Com o objetivo de formar médicos especialistas para atender às demandas da população, o Programa de Residência Médica em Urgência e Emergência foi o único aprovado por meio da PORTARIA Nº 30, de 14 de janeiro de 2025. Com isso, o Ministério da Saúde concedeu bolsas para acadêmicos de medicina do estado de Rondônia que forem aprovados no processo seletivo, fortalecendo a capacitação profissional e a qualificação.
Para o governador Marcos Rocha, as qualificaçoes são pensadas para atender a demanda da população. “Ao formar especialistas capacitados, o programa fortalece o sistema de saúde pública, garantindo respostas mais ágeis e eficientes em situações críticas” , salienta.
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Instituto de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). O edital do processo seletivo foi lançado, e a prova será realizada no dia 9 de fevereiro, conforme cronograma EDITAL Nº 1/2024/IESPRO(SESAU) – COREME.
Os médicos selecionados para o Programa passarão por três anos de treinamento teórico e prático, em ambientes vinculados à Rede de Atenção às Urgências (RUE), como a Sala de Trauma e Sala de Emergência do Hospital João Paulo II, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte aeromédico, emergências pediátricas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), além de emergências em infectologia e medicina tropical no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
Os estágios vão ocorrer em cenários fundamentais para formação do médico emergencista.