Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 25 de maio de 2025
PORTO VELHO, RO - Na tarde desta quarta-feira (15), estudantes de instituições federais e particulares além de profissionais da educação, se reuniram em um protesto contra o bloqueio de recursos para a educação. O manifesto teve inicio em frente a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), a mobilização acontece em todo o país contra as medidas do governo Bolsonaro em relação a proposta da reforma da Previdência e os cortes educacionais anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).
A passeata teve inicio nesta manhã e até o momento conta com cerca de cinco mil pessoas. Com o corte diversas instituições ameaçam fechar as portas em Rondônia.
A Presidente do Sintero, Lionilda Simões, firmou que com esse corte não tem como manter uma instituição. " Estão tirando o pouco que é recebido, não tem condição de manter uma instituição com esse corte, o pais só avança quando investe em educação, o governo não enxerga isso, em função disso estamos aqui hoje e através desse movimento que ocorre no Brasil podemos ser ouvidos".
O presidente Jair Bolsonaro em entrevista chamou os manifestantes e organizadores de "idiotas", além de que a grande maioria dos participantes são militantes. Disse também que o Brasil já estava com a economia destruída e que não teve outra solução.