Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
RONDÔNIA - A qualificação dos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal, bem como do Comitê Financeiro e dos gestores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma necessidade para o desempenho da função.
Em vista disso, o Iperon promoveu esta semana (de 23 a 25 de outubro) um curso preparatório visando habilitá-los para a prova de certificação do CPA-20.
De acordo com a portaria 519, de 2011, do Ministério da Previdência, a certificação dos gestores dos recursos do RPPS e dos membros do comitê de investimentos é fundamental, e em particular, o RPPS que possui recursos financeiros aplicados, deve ter, no mínimo, a maioria dos integrantes do comitê de investimentos do órgão com certificação por instituição habilitada, atestando que o servidor em questão conhece o mercado financeiro.
O professor e consultor de investimentos Lucas Silva ministrou o curso intensivo de 24 horas e destacou que o objetivo do curso é capacitar os alunos para a prova de certificação e dar a eles a compreensão clara na hora de analisar as contas ou avaliar os melhores investimentos para o RPPS, visando sempre o melhor rendimento.
Raimundo Façanha e Eudes Brasil, servidores da Assembléia Legislativa chegaram recentemente ao Conselho de Administração e foram convocados para o curso preparatório, eles concordam que o conhecimento do mercado financeiro é essencial para profissionais que têm a responsabilidade de cuidar dos recursos destinados ao pagamento de benefícios e proventos de aposentados e pensionistas. “O curso é excelente, nos dá uma nova visão para compreendermos a importância dos investimentos feitos pelo Iperon”, salientou Façanha.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Francisco Júnior Ferreira da Silva, também participou com curso e destacou que entre os três ou quaro cursos que já fez sobre a matéria, o ministrado pelo consultor Lucas Silva foi o melhor e mais esclarecedor.
Além de Francisco Júnior, vários servidores do TCER participaram do curso, além de outros da PGE, Sefin, Iperon, Sepog, Sejus, Gabinete do Governador e representantes de sindicatos que congregam servidores públicos como Sinsepro, Sinderon, Sindafisco, Sindler e Sinjur.
A presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio Vieira e todos os diretores também participaram do curso. Atualmente eles são certificados pelo CPA-10, e desejam avançar um pouco mais na qualificação para o CPA-20, explicou a presidente do RPPS rondoniense.
A previsão é que no início do próximo ano os participantes do curso façam a prova da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros e de Capitais, responsável pela certificação.