Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de julho de 2025
BRASIL: Em videoconferência com o Banco Central (BC) na última segunda-feira, 17, representantes das áreas de política, estratégia, produto e pagamento do Facebook solicitaram a liberação de transações entre pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ) na plataforma de mensagens instantâneas, o WhatsApp.
William Cathcart, presidente global do WhatsApp, reuniu-se com o presidente do BC, Roberto Campos Neto para conseguir a liberação do pagamento entre pessoas e empresas pelo aplicativo. Além deles, Matthew Idema, chefe operações da plataforma, também conversou acerca da proposta com João Manoel de Mello, diretor de organização do BC.
Considerando o aumento no comércio online durante a pandemia, em que muitas empresas passaram a vender seus produtos pelo WhatsApp, a opção de pagamento entre pessoas físicas e pessoas jurídicas na plataforma facilitará as transações, dando mais fôlego para quem quer anunciar e vender virtualmente.
Segundo dados do Facebook, mais de 175 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp para enviar mensagens comerciais. No Brasil, segundo maior maior mercado para o app, a base de cadastros já conta com mais de 120 milhões usuários.
O pagamento entre pessoas físicas e pessoas jurídicas pelo WhatsApp deve ser intermediado pelo Facebook Pay e pela Cielo, assim como acontece nas transferências entre pessoas, liberada recentemente pela plataforma em parceria com diversos bancos nacionais.