• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025

É melhor avançar vacinação de 1ª dose e não adiantar 2ª dose, afirma cientista

Segundo ele, a medida não é cabível no cenário atual, em que ainda há poucas pessoas no Brasil com a primeira dose.


uol

Publicada em: 19/07/2021 16:59:29 - Atualizado

O infectologista Renato Kfouri disse que estudos mostram que é melhor avançar com a vacinação da primeira dose do que adiantar a segunda dose, como vem sendo feito em alguns estados. Segundo ele, a medida não é cabível no cenário atual, em que ainda há poucas pessoas no Brasil com a primeira dose. 

"No mundo real, um estudo no Canadá mostra que até 3 a 4 meses após a primeira dose os indivíduos continuam, para formas graves, protegidos das 4 variantes com vacinas de Pfizer, AstraZeneca e Moderna. Com essas evidências e com a informação de que não temos muita gente com a primeira dose no Brasil, a decisão do Ministério da Saúde é, apoiado pela sociedade científica, de que é melhor, neste momento, avançarmos a vacinação da primeira dose do que terminarmos de quem começou é correta. Se a gente adiantar a segunda dose, estamos atrasando a primeira dose de outros", explicou o cientista.

A epidemiologista Carla Domingues tem uma opinião diferente. Para ela, deveria antecipar a segunda dose, principalmente para a população de 50 a 60 anos ou 40 a 60 anos que foram vacinados.


Fale conosco