• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 13 de julho de 2025

Anvisa recomenda restrição de viajantes vindos da África após nova variante da Covid-19

A efetivação das medidas, contudo, depende de portaria interministerial editada pela Casa Civil e pelos demais órgãos competentes


metropoles

Publicada em: 26/11/2021 11:40:12 - Atualizado

A Anvisa recomendou a proibição, nesta sexta-feira (26/11), da entrada de viajantes procedentes de países como África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue no Brasil, em razão da identificação de nova variante da Covid-19, a B.1.1.529.

A descoberta foi anunciada na quinta-feira (25/11), pelo virologista brasileiro Túlio de Oliveira, em entrevista coletiva on-line supervisionada pelo Ministério da Saúde da África do Sul.

As últimas informações veiculadas indicam que houve a notificação de 77 casos na África do Sul, quatro casos na Botsuana, um em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul) e um em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui).

“De acordo com a Lei nº 13.979/2020, compete à Anvisa emitir manifestação técnica fundamentada de assessoramento às decisões interministeriais sobre eventuais restrições para ingresso no território brasileiro”, pontua o governo.

A efetivação das medidas, contudo, depende de portaria interministerial editada pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conforme explica a equipe do instituto de pesquisa de Túlio de Oliveira, o KRISP, a B.1.1.529 é potencialmente muito contagiosa e tem um número “extremamente alto” de mutações. “Podemos ver que [a variante] tem potencial para se espalhar muito rapidamente.”


Fale conosco