Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025
Após ficar mais de 20 dias retida no controle de qualidade, a remessa de 1,096 milhão de doses da Janssen foi liberada, nesta sexta-feira (3). Isso possibilita ao Ministério da Saúde a distribuição da vacina para dar início ao esquema de reforço do imunizante de dose única. O envio aos estados, no entanto, deve começar na próxima semana.
Outro lote de mais de 1 milhão de doses ainda aguarda aval do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), órgão ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e que também fará a análise dos novos 2,8 milhões de doses da Janssen que chegaram ao país hoje. Com isso, a expectativa é que o governo repasse aos estados e ao Distrito Federal mais de 4,8 milhões de doses de vacina ainda em dezembro.
A instrução é que todas essas doses sejam usadas para reforço de quem tomou o imunizante de dose única. A aplicação é recomendada a todos aqueles que receberam essa vacina há pelo menos dois meses. Com a chegada da variante Ômicron ao Brasil, o Ministério da Saúde tem pressa para acelerar a estratégia vacinal e alcançar aqueles que não retornaram aos postos para completar o esquema primário.
"Precisamos trabalhar para retardar a entrada [da variante] e ampliar a vacinação", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, em coletiva na última quinta-feira (2), ao anunciar cinco casos confirmados de infecção com a Ômicron. São três casos em São Paulo e dois no Distrito Federal.