• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de dezembro de 2025

Prefeito do Amazonas protege garimpeiros ilegais do Rio Madeira

"As balsas de vocês não serão mais queimadas", prometeu Simão Peixoto em discurso a um grupo de garimpeiros ilegais...


BNC

Publicada em: 04/12/2021 09:04:48 - Atualizado

MANAUS - AM- O prefeito de Borba (AM), Simão Peixoto (PP), anunciou na tarde de segunda-feira (29) o encerramento da operação Uiara que combate o garimpo ilegal no Rio Madeira, que liga Porto Velho a Manaus.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e executada pela Polícia Federal e o Ibama, com o apoio da Força Nacional e das Forças Armadas.

A assessoria da pasta ainda não confirmou a informação, mas a notícia foi recebida com festa pelos garimpeiros, que se refugiaram em Borba fugindo dos agentes federais . Desde o último sábado, a operação incendiou mais de 130 balsas de garimpo na região.

Já havia uma expectativa dentro da Polícia Federal que a ação se encerraria na tarde desta segunda-feira.

Os agentes destruíram embarcações nas cidades de Autazes, Nova Olinda e Borba, mas avaliavam que seria arriscado demais avançar sobre municípios onde o garimpo é tradição, como Manicoré, Novo Aripuanã e Humaitá.

“Quero dizer que a partir de hoje a operação foi cancelada. Consegui falar com a assessoria do ministro da Justiça. Estou indo amanhã para Brasília”, anunciou o prefeito a um grupo de cem garimpeiros numa estrutura que lembrava um comício.

O prefeito deixou claro que, por enquanto, está proibido retirar o ouro do rio e que mantém contato permanente com deputados e senadores da bancada do Amazonas, que são em sua maioria favoráveis à legalização do garimpo no Rio Madeira.

“Mas ele mandou uma recomendação para nós: enquanto não for decidido… As balsas de vocês não serão mais queimadas. As balsas que estão no fundo, procure tirar e montar novamente, mas vocês estão impedidos por enquanto ainda de extrair o ouro”, afirmou, referindo-se às embarcações que foram afundadas pelos próprios garimpeiros para que não fossem incendiadas e eles pudessem recuperá-las depois.

Os garimpeiros fizeram festa com o anúncio do fim da operação na praça de Santo Antônio – Borba é conhecida como a “Aparecida do Amazonas” devido à peregrinação à cidade na data de Santo Antônio. Eles soltaram fogos de artifício, desfilaram com cartazes que diziam que “garimpeiro também é cidadão” e agradeceram ao padroeiro do município.

De manhã, helicópteros do Ibama sobrevoaram a região, mas as lanchas dos órgãos de fiscalização não chegaram ao local – para alívio dos garimpeiros.

Na noite deste domingo, eles assistiram atônitos ao fogo consumindo duas balsas do outro lado da margem.


Fale conosco