Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025
PORTO VELHO – RO - Com os casos de Covid aumentado em Rondônia, e também com advento da nova cepa denominada Ômicron, o risco iminente de uma terceira onda da pandemia pode chegar com força total na região.
Segundo informações levantadas juntos aos órgãos da saúde que vem se reunindo durante a semana, como a Sesau e Agevisa, para traçar estratégias preventiva, o Governo do Estado não descarta a possibilidade de voltar a tomar medidas extremas, caso a doença avance.
A estratégia atual comtempla, a possibilidade de decretar o retorno da chamada fase 3 do plano de contingenciamento para evitar a proliferação do vírus.
Nesta fase, fica proibida, por exemplo, a abertura de balneários, bares, boates, casas de shows e congêneres, inclusive o aluguel de clubes, propriedades ou edificações com a mesma finalidade, bem como a realização de festas privadas.
O próprio secretário de Saúde, Fernando Máximo, disse em recente entrevista, que o reforço contra a infecção deve rever a nova situação imposta pela chegada de novas cepas, e, também, pelo aumento de casos de Covid 19, cujas contaminações começam a crescer.
Máximo ressaltou que a Sesau e equipe estão realizando o incremento de testagem em massa, e aproveitar para fazer um chamado à população para ir em busca da vacina, e inclusive das doses de reforço.
O titular da pasta da SESAU destacou medidas emergências, como aumento de novos leitos para Covid, e divulgou que já autorizou o chamado "Plano de Contingencia" com a “busca ativa”, ou seja, ir em à procura de casos suspeitos no seio da população para tratamento imediato, a fim de conter nova contaminação em massa.