Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 19 de setembro de 2025
Os consumidores brasileiros pagaram R$ 20,658 bilhões a mais nas contas de luz no ano passado devido à cobrança adicional da bandeira tarifária, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quarta-feira (2).
O valor pago em 2021 é o mais alto registrado desde que o sistema de bandeiras tarifárias foi criado, em 2015, e contribuiu para um forte encarecimento das tarifas de energia em todo o país no ano passado.
A alta na cobrança ocorreu em meio à crise hídrica e energética enfrentada pelo país devido à falta de chuvas e consequente redução no armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas.
Entretanto, o valor arrecadado pela bandeira tarifária não foi suficiente para cobrir todo o custo extra com o maior uso de usinas termelétricas no ano passado. De acordo com a Aneel, os consumidores ficaram devendo outros R$ 10,5 bilhões.
A bandeira tarifária foi criada justamente para arrecadar recursos para cobrir custos adicionais com a produção de energia no país. Isso acontece por meio de uma cobrança adicional nas contas de luz.
Antes desse sistema, as distribuidoras de energia bancavam essa conta num primeiro momento, mas depois recebiam o valor de volta, com juros.