Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 9 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- A Professora Lionilda Simão, a Léo, de Cacoal, candidata a presidente do Sintero pela chapa 1, votou pela manhã confiante de que os trabalhadores em educação não querem a interrupção da luta.
No último dia de campanha ela fez visitas e participou de reuniões nas regionais Cone Sul e Café, após percorrer todo o Estado divulgando suas propostas.
O atual presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, também votou pela manhã, porém, na urna fixa instalada na Sede Administrativa do sindicato, em Porto Velho.
Durante um mês a Professora Léo e os demais candidatos da chapa 1 estiveram em todo o Estado, quando dialogaram com os trabalhadores em educação e apresentaram suas propostas
A candidatura da Professora Léo pela chapa 1 encontrou apoio entre os trabalhadores em educação pelas suas propostas, de implantar um novo ritmo de trabalho visando intensificar a luta contra a retirada de direitos e por novas conquistas.
Ela destaca que aceitou disputar a eleição como candidata a presidente porque viu a necessidade de se promover no Sintero uma renovação dos cargos de direção. Porém, conforme tem divulgado, essa renovação precisa ser feita com responsabilidade para evitar a interrupção da luta.
Com esse propósito, a chapa 1 foi inscrita com a renovação de mais de 70% dos cargos da direção estadual, que é composta pela Diretoria Executiva, Diretorias Regionais e Conselho Fiscal.
“Consideramos que a renovação no Sintero precisa ser feita com responsabilidade para garantir que muitas lutas não sejam interrompidas, como a luta pela transposição, o pagamento de precatórios estaduais e federais, as ações judiciais e a luta por melhorias salariais”, disse a Professora Léo.
“Não temos ligação política com nenhum grupo ou partido, não somos patrocinados por nenhum político. O nosso único compromisso é com os trabalhadores em educação”.
Uma das principais propostas da chapa 1 é a descentralização do setor jurídico visando proporcionar atendimento direto nas Regionais.
Outra proposta é a implantação do “Sintero itinerante” em que toda a estrutura de atendimento do sindicato seja levada aos municípios.
“Precisamos, ainda, reforçar a luta por melhorias salariais, pela reformulação do Plano de Carreira estadual (Lei 680/2012) e dos planos de carreira municipais. Buscar valorização aos aposentados, ampliar a assistência aos servidores que aguardam a transposição e dar apoio aos filiados na tramitação de processos administrativos nos órgãos governamentais. Essas são apenas algumas. Temos muitas propostas que são simples, mas é disso que os servidores precisam”, disse a candidata.
A Professora Léo conclama aos trabalhadores em educação que ainda não votaram, para que votem. “Ainda dá tempo de garantirmos a manutenção da luta, de garantirmos que o Sintero se mantenha como uma entidade referência na defesa dos direitos dos trabalhadores em educação. Por isso peço aos colegas e às colegas que votem. As urnas estarão abertas até as 22 horas”, finalizou.