Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
PORTO VELHO-As micros e pequenas empresas (MPEs), seguem mostrando sua força em Porto Velho com um desempenho positivo de 112,53%, na contratação e geração de empregos nos dois primeiros meses desde ano se comparado ao anterior.
Segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE a reportagem do Rondonotícias os pequenos negócios foram responsáveis por 4.326 novos postos de trabalhos.
O setor de serviços, foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos somando 1981 novos empregos. Na seqüência, o comércio com 1577. Já a indústria o registro foi de 373.O ramo de construção civil registrou a abertura de 333 novos postos de trabalho e a agropecuária 62.
De acordo com a técnica Fabíola Nascimento, o SEBRAE, é um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, o órgão trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.
“O SEBRAE em Rondônia, trabalha apoiando os pequenos negócios em toda parte da gestão das empresas, oferecendo ferramentas necessárias através de cursos e de capacitações fazendo com que as empresas se tornem mais competitivas no mercado e ofereça um produto de serviços diferenciado aos seus clientes”, destacou.
Ela explica ainda que para abrir uma empresa MEI não há custo, é gratuito. E que despesa com a empresa será apenas o pagamento mensal do Simples Nacional. Independentemente do valor das notas fiscais que se emitir no mês e mesmo se não emitir, o pequeno empresário vai pagar apenas o valor mensal correspondente à sua área de atuação.
Fabíola explica ainda que o SEBRAE faz todo esse trabalho de formalização do MEI, auxilia no burocrático e da todas as orientações desde a abertura e até quando o pequeno empresário pretende fazer um fechamento desses CNPJ.
“Com o aumento do desemprego e a grande dificuldade das pessoas estarem se colocando no mercado de trabalho, uma das opções mais buscadas foi à abertura do CNPJ na condição de MEI por terem vantagens como a simplificação de registro e na redução de tributos e o melhor por não ter despesas com o contador”, avaliou a técnica