Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO- O deputado estadual Marcelo Cruz (PATRIOTA), concedeu entrevista ao apresentador, jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, no Programa a Voz do Povo, transmitido pela Rádio Caiari 103,1, e em live ao VIVO pelo site RONDONOTICIAS.COM.BR.
Na pauta, vários assuntos da ordem do dia, como: educação, esporte, saúde e, também, a questão política rondoniense.
O deputado iniciou a entrevista dizendo que tem visitado a zona rural de Porto Velho e encontrou várias demandas e que, apesar do assunto ser da alçada do município, o Governo do Estado também precisa conhecer as necessidades do pequeno agricultor que mora nas cercanias da cidade e ofertar abrigo às suas reivindicações.
“Há seis meses atrás, eu peguei o governador e embarcamos até o Baixo Madeira para entregar calcário ensacado. Sabemos que a nossa terra é ácida e ninguém lembra dessas famílias. Eu recebi um vídeo do presidente da associação depois dessa visita, aonde ele aparece chorando dizendo que após a aplicação do insumo, ele voltou a produzir bem mais".
ESPORTE
O deputado pontuou sua atuação dizendo que é de sua lavra o “Campeonato de Futebol Amadorzão” que garante incentivo ao esporte em Rondônia com a premiação de R$ 15 mil para o primeiro lugar, no segundo lugar ganha 10.000.00 e o terceiro R$ 5.000, pagos pelo seu próprio salário.
O parlamentar diz que tem 120 times ao todo, sendo 10 no baixo Madeira, 80 em Porto Velho. Jaci, Paraná, Ponta do Abunã e região Bandeirantes 8 times. Quatro chegam a final para a disputa do prêmio de 15 mil, esclareceu.
“O prêmio em dinheiro é dado por mim. O estado entra com a uniformização, as bolas, o pagamento da arbitragem, não tendo nenhum custo para os times. Isso foi uma coisa que eu trouxe da Câmara dos Vereadores e que agora estou levando para outros lugares do Estado”.
AÇÃO SOCIAL
Indagado se há projetos destinados a ação social para as famílias carentes que ficam pedindo esmolas nas ruas, o deputado Marcelo Cruz diz que tem um trabalho voltado a essas pessoas denominado Caravana da Cidadania.
“Nessa ação social, vários médicos e outros profissionais da área da beleza vão para os bairros atender as pessoas mais carentes. Recentemente, estive no Orgulho do Madeira e vejo a alegria que a mães têm na realização deste trabalho. Muitas alegam, sequer condições de levar seu filho para cortar o cabelo”.
MENOR APRENDIZ
Sobre a contratação de menores aprendizes feito na Assembleia Legislativa, o deputado diz que esse projeto teve a sua assinatura mas que o estado também já executa esse programa.
“Eu sou fruto do menor aprendiz, aos meus 12 anos de idade, fiz o meu primeiro curso técnico e aos 14 anos eu comecei a trabalhar. Eu acredito muito nessa oportunidade porque ela consegue, no futuro, dar resultado satisfatório para pessoa como, também, para a sua família”.