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    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Farmácias em Porto Velho formam o segmento que mais cresce no varejo

A expansão segue em Porto Velho, com grandes redes que muitas vezes enfileiram unidades em uma mesma via e drogarias independentes.


RONDONOTICIAS

Publicada em: 16/05/2022 08:27:06 - Atualizado


IMAGEM ILUSTRATIVA 

PORTO VELHO-RO Em uma esquina tem uma farmácia, logo em frente, outra. A concentração chama a atenção de quem não está acostumado.

A expansão segue em Porto Velho, com grandes redes que muitas vezes enfileiram unidades em uma mesma via e drogarias independentes.

O aumento registrado, segundo farmacêuticos consultados pela nossa reportagem, se baseia no comportamento das pessoas que passaram a valorizar e se preocupar cada vez mais com a saúde.

De acordo com os empreendimentos consultados, a ampliação de serviços clínicos, aplicação de testes rápidos, vacinas , testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vendas de cosméticos e doces explicam o cenário positivo para o setor.

No Brasil, as grandes redes de farmácias registraram receita de R$ 18,24 bilhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 14,7% ante o mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) adiantado ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Segundo a entidade, que representa redes responsáveis por cerca de 45% das vendas de medicamentos no país, os medicamentos responderam por 78% do volume comercializado e somaram faturamento de R$ 12,44 bilhões, 14,8% a mais do que nos três primeiros meses do ano passado.

A representatividade dessa categoria subiu dez pontos porcentuais em relação à média de 2021. Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) movimentaram R$ 3,61 bilhões e avançaram 16,8%.

A operação de delivery e e-commerce segue em ascensão consistente e o faturamento no trimestre ultrapassou R$ 815 milhões, alta de 39,6% no período.

Já os chamados não medicamentos, que contemplam itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, geraram R$ 2,07 bilhões, evolução de 13% ante o mesmo período de 2021.


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