• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Aplicativo que ‘paga’ pelos seus passos vira febre, e tiktokers tentam ensinar a bular o sistema

Sweatcoin é uma das plataformas mais populares nas lojas virtuais do Brasil, mas só ganhou repercussão nas redes sociais


jovem pan

Publicada em: 23/05/2022 17:01:44 - Atualizado

Em uma rápida pesquisa na Play Store do Google, no ranking de aplicativos gratuitos mais baixados, o Sweatcoin aparece em primeiro. No Apple Store, cai um pouco, mas ainda fica em posição relevante: 11º. Se você nunca ouviu falar, o Sweatcoin é uma plataforma que transforma seus passos no dia a dia em “dinheiro”. Seus usuários podem usá-la para comprar itens de parceiros, doar para caridade ou transformar em “sweat”, uma moeda digital. A ideia é recompensar quem preza por uma vida saudável. Não se trata de um conceito novo no mercado, mas fez muito sucesso.

A febre levou o Sweatcoin a ser conhecido em outras plataformas, especialmente o TikTok. Lá, é comum encontrar vídeos de adolescentes tentando “burlar” o app, balançando os pés ou mexendo o celular para contar como passos. Não se engane: a plataforma foi criada de modo a não ser ludribirada pelo balanço ou sacolejo dos smartphones. No YouTube, há tutoriais que prometem ensinar os usuários a conseguir até US$ 1.000 convidando pessoas. Realmente existe o Programa de Influenciadores, no qual se obtém recompensas após convidar 21 pessoas que efetivamente se cadastraram no game. Não há, porém, nenhum registro de que alguém obteve quantias vultuosas através de convites.


Fale conosco