• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025

Mais de cinquenta idosos foram vítimas de violência em cinco meses em Rondônia

Lesão corporal, abandono e maus-tratos são alguns exemplos de violência sofrida pelos idosos


rondonoticias

Publicada em: 15/06/2022 10:11:20 - Atualizado


PORTO VELHO,RO-As denúncias de violência contra pessoas idosas na capital representam 57,1% do total de denúncias registradas, o mapeamento está disponibilizado no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania.

De janeiro a 1º de junho no estado de Rondônia foram notificadas 58 ocorrências, sendo 32 em Porto Velho seguido do município de Ji-Paraná com 8 e de Vilhena com 4 casos.

Lesão corporal, abandono e maus-tratos são alguns exemplos de violência sofrida pelos idosos. No ano passado, foram registradas 109 ocorrências.

O Estatuto do Idoso descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

O estatuto do idoso foi definido pela Lei 10.741/2003, garantir direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, com frequência se tem notícia de quebra ou não do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.

Medo ou vergonha

Muitos idosos, porém, não denunciam a violência sofrida por medo ou por vergonha, uma vez que, na maioria das vezes, as agressões ocorrem já há bastante tempo e dentro do próprio domicílio. Por isso, o número de denúncias feitas por meio do Disque 100 não corresponde inteiramente à verdade é subnotificado.


Fale conosco