• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025

Capital de Rondônia concentra em cinco meses 40% dos focos de queimadas do Estado

As queimadas tem refletido no número de internações de crianças e idosos com problemas respiratórios


rondonoticias

Publicada em: 17/06/2022 07:59:13 - Atualizado


RONDÔNIA-Nos cinco primeiros meses de 2022, foram registrados 137 focos de queimadas em Rondônia. Já no mesmo período do ano passado, o total de casos registrados foi de 98. Os dados são do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros. Esse é o maior número de focos de calor em um mês desde o início do ano.

Porto Velho teve o maior índice com base na média do ano passado, o que corresponde a 40% das ocorrências no estado.

Os incêndios florestais prejudicam não só o ambiente, mas também podem fazer mal à população. Isso tem refletido no número de internações de crianças e idosos com problemas respiratórios nos hospitais, com aumento significativo de casos.

No meio ambiente, as queimadas refletem na diminuição dos mananciais, extinção de espécies, poluição do ar atmosférico, mudanças climáticas, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

O Sargento Marcelo Lopes, informou que o Corpo de Bombeiros trabalha na prevenção realizando ações conjuntas através de parcerias junto aos órgãos do estado e municipais como SEDAM e SEMMA, no o intuito de realizar programas de educação e conscientização através de meios de comunicações e mídias sociais.

Paralelo a isso, há ações sociais com Bombeiros Mirins, palestras em empresas e vilas localizadas na região rural.

O sargento orienta a população para realizar limpeza de quintais e terrenos baldios com aplicação de venenos para matos. “Os focos de calor estão ligados ao desmatamento, por isso o período em que mais ocorrem incêndios, é durante a estiagem entre os meses de julho e final de outubro” explicou.

O Corpo de Bombeiros, segundo o militar conta com quatro guarnições em regime de plantão de 24 horas, em média cinco combatentes com dois caminhões de incêndio e duas caminhonetes para atender ocorrências de incêndios florestais.

As denúncias de queimadas podem ser feitas através dos telefones da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros (193).


Fale conosco