• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025

Brasil quer o “máximo possível” de diesel da Rússia, diz chanceler brasileiro Carlos França

Na 2ª feira, Bolsonaro disse que a importação deve ocorrer em até 60 dias. Segundo o chanceler, os acordos estão sendo fechados


metropoles

Publicada em: 12/07/2022 16:17:45 - Atualizado

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou nesta terça-feira (12/7) que o Brasil quer comprar o “máximo possível” de diesel da Rússia. Durante agenda em Nova York, o chanceler disse que os acordos “estão sendo fechados”.

“Precisamos garantir que haverá diesel suficiente para o agronegócio brasileiro e, é claro, para os motoristas brasileiros. Então é por isso que estamos buscando fornecedores seguros e muito confiáveis de diesel – a Rússia é um deles”, declarou o ministro.

“Dependemos muito das exportações de fertilizantes da Rússia e de Belarus também. E é claro, a Rússia é um grande fornecedor de petróleo e gás. Você pode perguntar isso para a Alemanha. Pode perguntar isso para a Europa. Então o Brasil, nós estamos com pouco estoque disso”, acrescentou.

Se confirmada, a medida iria na contramão de vários países que têm adotado uma série de sanções contra os russos — como o embargo a importações de petróleo e derivados — em razão do conflito com a Ucrânia, que já dura mais de quatro meses.

Entenda

O diesel está com alta demanda no mercado internacional. No Brasil, o combustível atingiu o maior valor da série histórica, iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004.

O Brasil é considerado estruturalmente “deficitário” em óleo diesel. No ano passado, por exemplo, quase 30% da demanda total do país veio de fora.


Fale conosco