• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

5G deve aumentar o número de cirurgias robóticas no Brasil, apontam especialistas

Avanço da tecnologia permite execução de procedimentos remotamente e visa maior segurança, efetividade e qualidade de vida dos pacientes


jovem pan

Publicada em: 08/08/2022 11:25:38 - Atualizado

A implementação da tecnologia do 5G deverá transformar procedimentos produtivos, aumentar o uso da chamada Internet das Coisas na indústria e agronegócio e promover acesso e melhorias na educação e, principalmente, na saúde. Em entrevista, diretor de inovação do Hospital das Clínicas, Marco Bego, analisou os impactos diretos da quinta geração da internet: “A Saúde no Brasil tem um problema de acesso. Quanto mais distando você está dos grandes centros, mais difícil ter acesso a serviços. E a qualidade desse serviço também diminui à medida que você está distante dessas regiões onde eles são mais atuantes. Com essa tecnologia eu posso dar mais acesso, ter mais qualidade e há a expectativa dela ser de menor custo”. O especialista em engenharia de software Rafael Franco explicou como funciona o 5G: “Muito mais velocidade nestas conexões, e mais importante do que a velocidade final é a capacidade da rede de receber um número muito maior de dispositivos com uma latência muito menor. A latência é o tempo que um dado demora para sair no servidor e chegar até o aparelho do usuário”.

“Poder fazer um movimento mecânico em um ponto e que esse movimento seja 100% reproduzido em outro ponto. Assim, se eu tiver um lugar remoto com um sistema mecanizado eu posso transmitir ou passar a vivencia do meu cirurgião, do especialista que está em um grande centro e estrutura, para um paciente remoto que não teria condição ou dificuldade de chegar a esses grandes centros para ser atendido”, detalhou Abdala. O médico lembra que, além da possibilidade de executar procedimentos remotamente, o avanço da tecnologia visa maior segurança, efetividade dos procedimentos e, sobretudo, qualidade de vida dos pacientes: “O sistema acaba fazendo alguma coisa repetitiva e com qualidade que o cirurgião poderia se cansar ou abreviar, em termos de função, ao longo da vida dele. Você estende a experiência do cirurgião e transmite para outros indivíduos a partir de um sistema mecanizado”. São Paulo passou a contar com o 5G na semana passada, mas a tecnologia ainda está restrita ao Centro da capital.


Fale conosco