• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Exército vai apurar conduta de militar retirado de comissão de fiscalização do TSE

Como militar da ativa, coronel estaria proibido de publicar posicionamentos políticos em sua rede privada e particular


cnn

Publicada em: 08/08/2022 16:31:41 - Atualizado

O Exército informou que vai investigar a conduta do coronel Ricardo Santanna, retirado da comissão de fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira. Santanna será alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Como militar da ativa, o coronel estaria proibido de publicar posicionamentos políticos em sua rede privada e particular.

A instituição cobra dos militares o cumprimento de regras de conduta nas redes sociais. Há uma portaria com Normas para Criação e Gerenciamento das Mídias Sociais no Âmbito do Exército Brasileiro. A última versão da portaria foi atualizada em julho de 2021.

Com base nessas regras, militares, tanto da reserva quanto da ativa, estão autorizados a possuir perfis na internet. No caso dos militares da ativa, há uma ressalva, no entanto, quanto ao conteúdo das postagens. De acordo com o artigo 14 da portaria, “em todas as postagens de caráter pessoal, é fundamental que a imagem do Exército e a segurança orgânica não sejam comprometidas, bem como a segurança e a reputação pessoal e de terceiros”

De acordo com fontes militares, o Exército já havia tomado a decisão de retirar o coronel da comissão. A busca nos últimos dias foi por um novo nome de alguém técnico e que não tenha histórico de comentários políticos nas redes sociais. A decisão do TSE nesta segunda-feira foi criticada entre militares. Para alguns, sinal de afronta, em que teriam sido utilizadas palavras desnecessárias.


Fale conosco