• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Reitora da UNIR destaca papel da Universidade para o desenvolvimento do Estado

A reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora Marcele Pereira, foi a entrevistada do Programa A Voz do Povo


assessoria

Publicada em: 17/08/2022 17:22:26 - Atualizado


RONDÔNIA - A Reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora Marcele Pereira, foi a entrevistada do Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar de Souza, na terça-feira, dia 16 e com live ao vivo pelo site rondonoticias.com.br.

Na conversa de uma hora, a reitora apresentou um panorama da Universidade, os desafios que têm sido enfrentados, como os cortes orçamentários que limitam os investimentos, e a retomada de ações efetivas de atuação junto à sociedade, como o estabelecimento de convênios para formação mestres e doutores, além dos efetivos impactos que a UNIR tem representado para o Estado de Rondônia desde a sua fundação, há 40 anos.

Orçamento reduzido, mas atuação mantida

– Ainda no princípio da entrevista, Marcele destacou o orçamento reduzido da UNIR, mas que tem buscado formas de concluir obras que estão em andamento, mas que tem dificuldades de planejar estas ações em unção de seguidos cortes. “Um exemplo é o restaurante universitário, que estamos fazendo de tudo para colocar em funcionamento, mas que apenas recentemente teve a obra entregue e ainda depende de equipamentos para ser inaugurado. E este é um serviço fundamental para a nossa comunidade acadêmica, que certamente ajudará na permanência dos alunos não apenas no campus de Porto Velho, mas ajudará para que cheguem até o final dos seus cursos”, explicou a reitora.

A permanência dos estudantes nos cursos oferecidos também tem sido um desafio, e não apenas na UNIR, mas em todas as Universidades Federais. Todos os cursos são gratuitos, mas muitos estudantes tem precisa optar entre trabalhar e estudar. “Nós temos políticas acadêmicas para auxiliar na permanência dos estudantes, com repasse de bolsas, mas também esta ação tem sido atingida pelos cortes, e com isso a nossa capacidade de auxiliar os alunos que mais precisam também fica limitada”, relata a professora Marcele Pereira, acrescentando que além dos cursos serem gratuitos, os estudantes de baixa renda recebem as bolsas auxílio.

Pandemia e papel da Universidade

– A reitora da UNIR destacou durante a entrevista o papel da instituição durante o auge da pandemia de Covid-19, e os modos como o período foi enfrentado pela Universidade. “O ensino remoto emergencial adotado pela UNIR para que as aulas não parassem certamente teve impactos na qualidade, que, pelo esforço dos nossos docentes, foram reduzidos. Mas os nossos cursos são presenciais estamos retornando plenamente à presencialidade no próximo semestre letivo.” Ainda sobre os dois primeiros anos da pandemia, a reitora destacou o trabalho que pesquisadores da UNIR realizaram gerando os dados necessários para orientar as políticas adotadas em Rondônia para o combate ao coronavírus. Além disso a Universidade antecipou a formatura de profissionais de saúde, especialmente médicos, para que pudessem reforçar hospitais e clínicas, e houve a produção de insumos necessários à prevenção do contágio.

O ensino na Universidade como diferencial

– A professora Marcele Pereira ainda frisou que é preciso mostrar mais à sociedade o que é o diferencial da Universidade com relação às demais instituições de ensino superior. “Uma Universidade não apenas forma profissionais, mas gera conhecimento através da pesquisa e leva ao impacto direto na sociedade. E a UNIR tem grande capacidade tanto para formar para o mercado de trabalho, como também para formar em áreas que são fundamentais, mas não estão entre as escolhas mais recorrentes e não estão entre os cursos mais procurados”, explica. Como exemplo cita cursos como Arqueologia, oferecido pela UNIR, acrescentando as diversas licenciaturas ofertadas pela UNIR. “Nossa Universidade é a instituição que mais forma professores para Rondônia, e isso tem impacto direto na qualidade do Ensino Fundamental e Médio em Rondônia.”

A reitora ainda acrescentou que a formação de profissionais nas mais diversas áreas e geração de conhecimento através da pesquisa é algo que a UNIR mantém desde a sua fundação há 40 anos. O que leva a grande impacto social que está presente em toda a sociedade rondoniense: “Hoje é difícil entrar em um órgão público ou em uma empresa sem que haja ali uma egressa ou um egresso da UNIR, orgulhos de sua formação. Nós somos uma Federal, e há um acúmulo de conhecimento e de formação de pessoas na pós-graduação, no mestrado e no doutorado”.

Seleção para novos alunos pela nota do Ensino Médio está aberta

A UNIR está com seu processo seletivo anual aberto, e com as inscrições para acontecer a partir do próximo dia 19, sexta-feira, seguindo até a quarta-feira seguinte, dia 24. No total estão sendo oferecidas 1.192 vagas em 41 cursos presentes em todas as regiões de Rondônia. E a seleção será feita por meio das notas que os inscritos tiveram no Ensino Médio, especificamente nas disciplinas de Português e Matemática. “Quem por alguma razão não fez o ENEM, ou então perdeu o período de inscrição anterior, agora tem esta chance. Estamos ampliando as formas de entrada de alunos, para garantir mais oportunidades”, diz a reitora.

A relação de cursos e de vagas disponíveis por curso pode ser consultada aqui. As inscrições acontecem entre os dias 19 e 24 de agosto, e todo o processo deve ser realizado online, durante os dias previstos para inscrição, por meio deste link: https://sistemas.unir.br/discente. Todo o processo de inscrição e confirmação das inscrições será realizado de modo online.

A íntegra do programa com a entrevista da reitora Marcele Pereira pode ser vista aqui: https://www.facebook.com/rondo...


Fale conosco