Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
RONDÔNIA: A Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou uma nova eleição para o cargo de vice-reitor, cinco meses após a renúncia da então eleita Viviane Ricciotti, que foi denunciada por apresentar um diploma de doutorado falso. O professor Denny Mesquita foi o escolhido pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo, obtendo 49,17% dos votos.
A eleição foi realizada após a polêmica envolvendo Viviane, que havia sido eleita vice-reitora em 2023 junto com a professora Marília Pimentel. Antes mesmo de assumir o cargo, surgiram denúncias sobre possíveis "inconsistências" em seu diploma de doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após uma investigação interna, foi confirmado que o diploma era falso, o que levou Viviane a renunciar.
Na nova eleição, os outros candidatos, professor Márcio Secco e professor Marcelo Ribeiro, receberam 28,07% e 21,74% dos votos, respectivamente. A votação contou com a participação de estudantes, professores e técnicos administrativos, tanto ativos quanto aposentados. O peso dos votos foi distribuído de acordo com as categorias: 70% para os professores, 15% para os técnicos administrativos e 15% para os estudantes.
O novo vice-reitor, Denny Mesquita, é doutor em Química e possui vasta experiência na Unir, tendo atuado como vice-diretor do Campus em Cacoal e como coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia na Propesq. Ele agora se junta à reitora Marília Pimentel na administração da universidade, substituindo Viviane Ricciotti.
A Unir destacou que a eleição de Mesquita não afeta a atual reitora, que continua em seu cargo, agora com um novo vice-reitor para auxiliá-la na gestão da universidade.
LEIA MAIS - Unir inicia eleição para vice-reitor após escândalo do chamado 'diploma falso'
Vice-reitora que apresentou diploma falso é afastada do cargo de professora
Após escândalo do diploma falso, nova reitora da UNIR será empossada nesta sexta