Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - A Escola Superior de Contas (Escon) deu início nessa segunda-feira (27), no auditório do TCE-RO, ao curso “Siafem: Alteração de Eventos, Elementos de Despesas, Classificação, Contas Contábeis e Orçamento”, que visa o aproveitamento do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) na realização de atividades internas.
Com um total de 16 horas-aula, a atividade, que se estende até esta terça-feira (28), está sendo ministrada pelos servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO), Maria de Jesus e Claudemir Carvalho.
CONCEITOS
O Siafem é um sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dado (Serpro), baseado no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), visando simplificar e uniformizar a execução orçamentária, financeira e contábil dos estados e municípios, de forma a minimizar os custos com a obtenção de maior eficiência na gestão de recursos públicos.
Entre outros pontos destacados, os instrutores citaram as formas de organização, gestão e conceituações básicas das tabelas de dados do Siafem, além da organização e da estrutura básica em uma tabela de eventos, que são códigos de seis dígitos, utilizados pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e documentos de entrada de dados no Siafem.
Os eventos costumam ser classificados em quatro indicações, sendo: ordinários; implícitos ou de máquinas; terminais; e de estornos. Nos casos de eventos fixos, é dispensado o uso de indicações.
Outros assuntos dentro da temática abordada são expostos ao longo da capacitação, com os participantes podendo ainda esclarecer dúvidas e fazer questionamentos aos instrutores, auxiliando assim na maior assimilação dos conhecimentos.
Os participantes que cumprirem efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.