Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
Mais 116 trabalhadores em educação aposentados tiveram o salário atualizado pelo Iperon com o enquadramento na Lei nº 4.248, de 06 de abril de 2018, que garantiu o Piso Salarial Nacional na carreira dos professores e garantiu um reajuste para os Técnicos Educacionais, resultado da greve que durou 45 dias.
Além disso, as aposentadorias foram atualizadas com efeitos gerados por outras leis que garantiram reajustes salariais aos trabalhadores em educação, desde a lei Complementar nº 680, de 07 de setembro de 2012.
A informação foi repassada à Diretoria do Sintero em reunião realizada na última terça-feira, dia 23/10, da qual participaram a secretária-geral do Sintero, Dioneida Castoldi, o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Nereu Klosinski, a Diretora Geral de Previdência do Iperon, Universa Lagos o presidente da Comissão Especial, Professor Sinval e técnicos do Iperon responsáveis pela folha de pagamento.
De acordo com o Iperon, já foi concluída a análise de todos os 580 processos dos trabalhadores em educação, e os 116 aposentados que tiveram a implantação da atualização já recebem o salário atualizado neste mês de outubro. Os processos vão agora para cálculo doa retroativo para os que têm direito.
A comissão especial garantiu que o trabalho continua para que a atualização seja implantada para os demais servidores. Na reunião realizada no dia 08 de setembro o Iperon havia garantido que o enquadramento estaria concluído até o mês de novembro.
Durante a reunião a diretoria do Iperon informou que no período de janeiro a setembro de 2018 já foram publicadas 494 aposentadorias, e que há um esforço para não deixar parados os pedidos de aposentadoria que chegam ao instituto.
A secretária-geral do Sintero, Dioneida Castoldi, disse que o Sintero vai continuar acompanhando o trabalho e espera que na folha de novembro todos os aposentados da educação já estejam enquadrados e recebendo o salário atualizado. “A nossa luta é para que os aposentados tenham todos os seus direitos respeitados”, disse.
O secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários do Sintero, Nereu Klosinski, destacou que essa atualização faz uma diferença considerável no salário dos aposentados. “Essa melhoria salarial para os aposentados é resultado da greve e de muita luta da categoria, apoiada pelo Sintero, com a incorporação de gratificações e reajuste salarial no vencimento”.
A presidente do Sintero, Lionilda Simão, reiterou o compromisso do Sintero de lutar em defesa de todos os trabalhadores em educação, sejam professores, técnicos educacionais, em atividade ou aposentados. “Algumas vezes não se consegue tudo o que se reivindica. Mas a nossa luta é contínua na defesa dos direitos e dos interesses da categoria”, disse.
Confira os beneficiados: