Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
JI-PARANÁ, RO: O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) promoveu uma oficina para aprimorar técnicas de trabalho de Educação de Trânsito com crianças da Educação Infantil, na segunda-feira (19). O objetivo da iniciativa, realizada por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ji-Paraná, foi capacitar os educadores na utilização de materiais concretos e estratégias de abordagem adequadas à faixa etária.
Para o governador Marcos Rocha, a segurança das crianças é uma prioridade para o Governo de Rondônia. “A Educação Infantil é a base para o futuro das crianças, é nesta fase que a aprendizagem ocorre de forma mais espontânea, e apoiamos as ações educativas do Detran/RO voltadas para este público, oportunizando aos nossos alunos segurança e conhecimento”, salientou.
APRENDER BRINCANDO
A oficina, conduzida pelos educadores Marta Luna, Ricardo Paulo e Usiel Eusafa apresentou aos participantes os materiais concretos disponíveis na Ciretran, como fantoches, jogos educativos e livros infantis. “Nossa regional atende aproximadamente 30 escolas, incluindo aquelas com atendimento voltado para a Educação Infantil, por isso é importante que os educadores também aprendam sobre diferentes estratégias de abordagem, como dramatizações, músicas e histórias, a fim de tornar o aprendizado sobre segurança no trânsito mais lúdico e interativo para as crianças”, explicou.
Os participantes da oficina demonstraram conhecimento do conteúdo sobre segurança no trânsito e a oficina serviu como um espaço para aprimorar a linguagem da abordagem, tornando-a mais adequada à compreensão das crianças da Educação Infantil.
O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes destacou que, a Ciretran de Ji-Paraná fortalece as ações da Autarquia com a educação para o trânsito desde a infância. “Ao investir na formação de educadores e na utilização de materiais e estratégias lúdicas, o Detran/RO contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito”, pontuou.