Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
JI-PARANÁ, RO: A Semana Nacional do Trânsito, também conhecida como o ‘Maio Amarelo’ que tem como objetivo conscientizar pedestres e ciclistas para um trânsito mais humano, conta com diversas atividades que se estenderão até o próximo domingo (26), em Ji-Paraná. Ontem, a assessoria de Campanhas Educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RO), Marta Luna em participação no programa ‘Alvorada ao Vivo’ da Rádio Alvorada FM 90,7 FM, comentou sobre o evento.
Em entrevista para o jornalista Fernando Pereira, Marta Luna falou sobre vários pontos considerados preocupantes no trânsito de todo o país, em especial a região central do Estado. Ela lamentou que nos últimos dez anos a região norte teve um aumento de 150% no acidentes com mortes, enquanto que em Rondônia o aumento foi de 13%. Luna também lamentou que muitos pais, continuam transportando seus filhos com idade abaixo do permitido por Lei em motocicletas, alguns até os amarrando com pedaço de pano. "São muitas outras práticas perigosas como o uso do celular e a mistura de bebida com direção", lamentou.
Atividades
Na segunda-feira (20), foi realizada palestra on-line e presencial com colaboradores da Empresa Takigawa e palestra com alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Estadual JK; Nesta terça (21), houve palestra na escola estadual São Pedro e aula amarela na Academia Modelo do Corpo. Para esta quarta-feira (22), haverá palestra na escola estadual Jardim dos Migrantes e palestras com abordagens individuais na Faculdade São Lucas. Na quinta-feira (23), Palestra na escola estadual São Francisco, e na sexta (25), palestra e gincana educativa para os Aventureiros da Igreja Adventista do sétimo dia. Já no domingo as atividades da Semana do Trânsito se encerram com a realização de mais uma edição do Pedal TV e Detran.