• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Polícia Militar ainda busca por 4 foragidos de presídio

Há condenados por roubo e homicídio. Detentos fazem parte dos 14 presidiários que fugiram na última quarta-feira (20).


G1

Publicada em: 27/03/2019 15:07:46 - Atualizado


CACOAL, RO - A Polícia Militar (PM) de Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho, continua trabalhando para recapturar os quatro detentos que ainda estão foragidos do mini presídio da cidade.

Eles fazem parte dos 14 presidiários que fugiram na última quarta-feira (20) depois dos apenados cavaram um túnel, de aproximadamente quatro metros, pularem um muro, de cerca de três metros, e fugirem da unidade.

Entre os foragidos há condenados por roubo e homicídio e dois estariam pelo município. Segundo o capitão da PM Marcos Frá, desde a fuga dos apenados, a PM está em operação voltada a captura dos que fugiram. Durante esse trabalho, já foram recapturados 10 dos 14 que fugiram.

"Temos informações do paradeiro de dois deles e possivelmente até a próxima semana já teremos mais informações", afirmou o capitão.

Entenda o caso

A fuga de 14 detentos foi registrada na madrugada de quarta-feira. Os apenados cavaram um túnel, de aproximadamente quatro metros, pularam um muro e fugiram. Até o momento, dez detentos foram recapturados.

A fuga foi percebida por volta de 1h, após os policiais receberem uma denúncia anônima, informando um movimento atípico próximo a delegacia.

Detentos pularam um muro de quase três metros e fugiram do presídio de Cacoal. — Foto: Reprodução/ WhatsApp


A PM afirma que nenhum movimento anormal dos detentos foi observado pelos agentes penitenciários ou policiais dentro do presídio.

Para cavar o túnel, os policiais acreditam que os presos usaram aparelhos artesanais, como "chunchos". Para isso, levaram cerca de um ou dois dias. Após perceberem a fuga, os agentes iniciaram uma operação de recaptura.

Detentos fugiram do presídio de Cacoal na madrugada de quarta-feira (20). — Foto: Reprodução/ WhatsApp


Foragido

Entre os quatro detentos que continuam foragidos está Rafael da Silva Costa. Ele foi condenado por roubar e matar a jovem Kátia Saldanha, moradora de Pimenta Bueno, em dezembro de 2013.

Rafael já havia fugido da casa de detenção de Pimenta Bueno, no dia 14 de fevereiro de 2017. Após ser recapturado, ele foi transferido para o minipresídio de Cacoal, onde continuou cumprindo a pena até fugir novamente.

Segurança

A segurança dentro do mini presídio de Cacoal é feita pelos agentes penitenciários e PM. De acordo com o capitão, apesar da maioria dos agentes já terem retornado aos trabalhos, a polícia continua dando apoio. Trâmites administrativos são feitos para avaliar as condições do momento da fuga.

"A PM de Cacoal está fazendo o trabalho de apoio, patrulhamento externo, escolta para hospitais, guarda de uma das guaritas dentro do presídio, que pega a parte feminina, semi aberto e a visão externa", detalhou Antônio.

O minipresídio de Cacoal conta com 270 presos, sete estão foragidos.


Fale conosco