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porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
CUJUBIM RO - Buscando
atender notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público de
Contas (MPC-RO), a Prefeitura de Cujubim realizou correções das falhas
apontadas em
licitação destinada à aquisição de material para pavimentação de ruas e
rodovias no município. Após analisar as alterações feitas pelo ente
jurisdicionado, o MPC entendeu que o edital poderia prosseguir, uma vez
que, no exame formal, não restou nenhum outro
indício de irregularidade.
Uma
das correções recomendadas pelo MPC e que o motivou a expedir, no
último dia 9 de abril, a Notificação Recomendatória nº 007/2019/GPEPSO,
foram alterações em itens
do quadro estimativo detalhado do edital da licitação, de modo que o
percentual de quantitativo do quórum de reserva não ultrapasse valor
máximo de R$ 80 mil.
Essa
medida, conforme o órgão ministerial, está alinhada ao favorecimento
previsto na Lei 123/2006 às micro e pequenas empresas (MPEs), às quais
são destinadas itens
de menor valor (no caso, de até R$ 80 mil, conforme delimitado pela
legislação), de forma exclusiva.
CAPACIDADE TÉCNICA
Outra
alteração proposta pelo MPC e acatada pela prefeitura foi o
estabelecimento de quantitativos mínimos para aferição da capacidade
técnica do licitante, visando,
dessa forma, ampliar a competitividade do certame.
Por
fim, em atendimento ao princípio da publicidade, foi recomendada a
inclusão dos critérios de desempate, conforme previsto em dispositivos
da Lei de Licitações e
Contratos (Lei n. 8.666/1993).