Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 17 de maio de 2025
RONDÔNIA -Entre as Terras Indígenas (TI) da Amazônia Legal, a Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia, foi a que teve o entorno mais desmatado em 2021. Os dados foram contabilizados e divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), na última semana.
Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), entre agosto de 2020 a julho de 2021, a TI Uru-eu-wau-wau foi a maior vítima de ameaça e pressão de desmatamento. Nos dados dos meses seguintes, a área não foi mais a primeira, mas sempre esteve entre as 10 mais afetadas.
Entre as Terras Indígenas (TI) da Amazônia Legal, a Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia, foi a que teve o entorno mais desmatado em 2021. Os dados foram contabilizados e divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), na última semana.
Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), entre agosto de 2020 a julho de 2021, a TI Uru-eu-wau-wau foi a maior vítima de ameaça e pressão de desmatamento. Nos dados dos meses seguintes, a área não foi mais a primeira, mas sempre esteve entre as 10 mais afetadas.
Ainda de acordo com o Imazon, em 2021, as terras da Amazônia perderam 263 km², um total equivalente a 2,5% e toda a destruição no bioma.
O Estudo do Imazon aponta que as Terras Indígenas foram fundamentais para impedir a devastação da Amazônia e “demarcar novas áreas é uma ação efetiva de combate ao desmatamento”.
O ano de 2021 foi o pior para a Floresta Amazônica dos últimos 10 anos, segundo o SAD. Ao todo, foram desmatados mais de 10 mil km entre janeiro a dezembro. Em relação ao ano anterior, 2020, o aumento no desmatamento foi de 29%.
O estado de Rondônia acompanhou a média da Amazônia Legal e também teve a maior área desmatada em uma década. Com mais de 1 mil km de floresta derrubada, o estado ocupou a quarta colocação. Se comparado ao ano de 2012, o desmatamento acumulado em Rondônia cresceu 497%.
A Terra Indígena Uru-eu-wau-wau possui mais de 1,8 mil hectares e se espalha por 12 municípios rondonienses. A maior parte do território fica em Guajará-Mirim (RO) e São Miguel do Guaporé (RO).
Povos de nove etnias vivem na TI, entre eles, diversos indígenas isolados. São eles:
Na segunda-feira (18), completou dois anos que Ari Uru-Eu-Wau-Wau foi encontrado morto em Tarilândia, distrito de Jaru (RO). Ari trabalhava registrando e denunciando extrações ilegais de madeira dentro da aldeia, pois fazia parte do grupo de monitoramento do povo indígena.
Ele foi morto durante a noite de 17 de abril de 2020 e o corpo encontrado na manhã seguinte, com sinais de lesão contundente na região do pescoço, que ocasionou uma hemorragia aguda. Em 2022 sua esposa e filhos continuam em luto sem saber qual a motivação do assassinato.
O nome dele continua a ecoar dentro e fora de Rondônia. Ari Uru-Eu-Wau-Wau foi lembrado na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26) na Escócia, durante discurso da ativista indígena Txai Suruí, em novembro do ano passado.