• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 24 de abril de 2026

Sindicato não pode cobrar contribuição por meio de ação civil pública, diz TST

O objetivo da ação era cobrar de uma empresa de crédito o pagamento de contribuição sindical em relação ao serviço...


CONJUR

Publicada em: 13/02/2024 10:20:31 - Atualizado

BRASIL: A 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, que pretendia cobrar contribuição sindical na Justiça por meio de ação civil pública. De acordo com os ministros, a entidade, na qualidade de substituta processual, não tem legitimidade para propor ACP para pedir direito próprio.

O objetivo da ação era cobrar de uma empresa de crédito o pagamento de contribuição sindical em relação ao serviço feito pela companhia em Campinas (SP) e região.

No entanto, o juízo da 1ª Vara do Trabalho de Campinas extinguiu o processo sem resolução de mérito por inadequação do tipo de processo escolhido para a cobrança. O juiz explicou que, conforme o parágrafo único do artigo 1º da Lei 7.347/1985, a ação civil pública não é cabível para veicular pretensões que envolvam tributos, e, até a Reforma Trabalhista, a contribuição sindical tinha natureza tributária.


Direção Geral e Jornalista Responsável

Arimar Souza de Sá – DRT/RO 000389

Avenida Quintino Bocaiúva, 2475, Primeiro Andar Sala 05

Bairro São Cristovão - Porto Velho – RO

(69) 99214-5306

redacao@rondonoticias.com.br


© Copyright 2001 - 2026 - RondoNoticias | Todos os Direitos Reservados
  • (69) 3229-5353
  • /
  • redacao@rondonoticias.com.br