• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

CNJ recomenda padronização de ementas para tribunais brasileiros

Novo modelo de ementas visa aumentar a clareza das decisões judiciais e otimizar o uso de precedentes...


TJRO

Publicada em: 27/08/2024 15:00:33 - Atualizado

Foto: Reprodução

RONDÔNIA: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou que os tribunais brasileiros adotem o padrão de ementa de acórdãos definido na Recomendação CNJ 154/2024, que traz o modelo a ser aplicado e um Manual de Padronização de Ementas com explicações detalhadas para facilitar a compreensão de como deve ser seu conteúdo e formatação.

O anúncio foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso, que demonstrou as cinco partes essenciais para a formulação das ementas: cabeçalho; caso em exame; questão em discussão; razões de decidir e tese e dispositivo. O ministro salientou que, apesar de se tratar de algo simples, é “algo revolucionário para o Sistema da Justiça”.

A medida é uma das ações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, ao qual o Tribunal de Justiça de Rondônia aderiu. De acordo com o CNJ, a medida tem três objetivos principais: simplificar a linguagem, aprofundar o sistema de precedentes, que depende da identificação de semelhança entre os casos envolvidos, e auxiliar no desenvolvimento de ferramentas de busca e Inteligência Artificial (IA).

Com o novo modelo, espera-se melhorar o controle da jurisprudência e aperfeiçoar a catalogação para facilitar a localização dessas decisões judiciais de referência.

AD_4nXfcBh-pnDXkF7jQSW6Cuik6ZOsnucM66N4jw0IsvDJbXVjVyMfosOyKiTcC5g8MGtSTSAY4vV5gd_WrrmAHahNlhAjaZD7htfEG5xiFRDEhcdG_w5qs0IixZJ0L6ZpRvG_0-yMC5Tkjv2BZ1W3xalhSU1g?key=JPmw6z4J20818UN7DTvt4A
AD_4nXfU3j0LjuB96w0OG6x0UdfeKqhvQ-umleVJ7CwXr82z4vTLfzDeiTnLfyRsniV6vp6hEXeRpDDRP_W2tCfz41XEBDNumgR7lc5Okooxt5v9epqy6YTl2P-J7JzcV9OqnHyYZEAbd6ev09gLAaJ7DPJfTeA?key=JPmw6z4J20818UN7DTvt4A

Manual de Padronização de Ementas: capa do manual e página que demonstra a estrutura proposta para as ementas

O CNJ defende o uso cuidadoso de inteligência artificial em relação à formulação de acórdãos e à correta catalogação, para evitar erros.

A padronização das ementas representa benefícios não só para o sistema de Justiça, mas também para os(as) jurisdicionados(as).

Nos Glossários disponibilizados pelo TJRO no links https://www.tjro.jus.br/glossario e https://emeron.tjro.jus.br/glossario você encontra definição para esses e outros termos:

Acórdão : Decisão colegiada do tribunal.

Ementa : Resumo de uma decisão judiciária.

Precedente : Decisão que um tribunal adotou repetidas vezes interpretando a lei e passa a vincular a interpretação em processos posteriores sobre o mesmo assunto.


Fale conosco