• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

Defesa Civil emite alerta para ventos e chuvas fortes em Rondônia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o alerta como "amarelo", o que significa perigo potencial para a região.


Redação

Publicada em: 01/11/2023 17:17:23 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: A Defesa Civil de Rondônia emitiu alertas de ventos fortes e chuvas intensas no estado, enviando mensagens de texto por SMS para a população, no início da tarde desta quarta-feira (1º). As informações visam conscientizar a comunidade sobre os potenciais riscos climáticos e as medidas de precaução necessárias.

Os alertas advertem que os ventos intensos e o elevado volume de chuvas podem resultar em enxurradas, alagamentos e inundações em várias regiões de Rondônia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o alerta como "amarelo", o que significa perigo potencial para a região.

A previsão do Inmet indica a ocorrência de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente nas regiões norte e oeste do estado. A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) explicou que a intensificação do fluxo de umidade no sul da Amazônia está aumentando a instabilidade atmosférica.

Como resultado, o céu varia de parcialmente nublado a nublado durante o dia, e há a possibilidade de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, principalmente no período da tarde e da noite, incluindo a previsão de temporais.

A Defesa Civil oferece um serviço de alertas disponível em todo o país para manter a população informada sobre possíveis desastres e eventos adversos. Para receber mensagens de texto no celular com informações, juntamente com recomendações e ações emergenciais, basta enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP da área onde deseja ser alertado.

Além disso, os alertas podem ser recebidos por WhatsApp. Para aderir a esse serviço, é necessário acessar o link do aplicativo disponibilizado pela Defesa Civil, enviar uma mensagem de "olá" e seguir as instruções para cadastrar as áreas de interesse. Ações como essas demonstram o compromisso das autoridades em manter a população segura e informada durante eventos climáticos adversos.


Fale conosco